Projeto ecoloft - aplicação de tecnologias sustentáveis na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a construção civil brasileira tem passado por um crescimento sig-nificativo em termos de expansão do mercado e valorização de profissionais, no entanto, a adequação do setor ao atual cenário ambiental não acompanha o mesmo ritmo, uma vez que este segmento ainda causa impactos em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Tendo em vista a divulgação da viabilidade deadoção de práticas mais sustentáveis na construção, o escritório Cria Arquitetura desenvolveu um projeto de casa ecológica – o Ecoloft, para exposição durante a Mostra Campinas Decor 2009.
O projeto foi executado em um espaço de aproximadamente cem metros quadrados, divididos entre a casa propriamente dita, um deck e um pátio, com vinte e cinco, dezesseis e cinquenta e um metros quadradosrespectivamente. Como o espaço utilizado é reduzido, foram utilizados recursos de engenharia e arquitetura para a obtenção da máxima eficiência das áreas. Apesar da dimensão pequena, o projeto pode atender até duas pessoas. Quanto à distribuição dos cômodos, temos a união da cozinha, da sala de estar e do dormitório em um único espaço. As únicas paredes internas separam este cômodo integrado do banheiroe da lavanderia, a qual tem a entrada no deck. A porta de acesso da casa ao deck externo é do tipo elevadiça e admite uma segunda função: a de sombreamento.
Todo o projeto baseia-se na aplicação de tecnologias sustentáveis e na redução e reutilização de materiais e recursos como água e energia para a promoção de um ambiente saudável, bonito, versátil e sustentável. Pode-se, então, dividir odesenvolvimento do projeto em três etapas: escolha e aplicação de técnicas e materiais de construção e acabamento ecologicamente corretos, redução do consumo de água e energia, e utilização consciente de móveis e objetos de decoração.

2. TÉCNICAS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS
2.1. TIJOLO ECOLÓGICO
Também chamado de tijolo modular de solo-cimento, são tijolos constituídos de ter-ra,cimento e água, fabricados em prensas manuais ou hidráulicas, o que dispensa a queima em fornos, evitando assim a emissão de dióxido de carbono. Também são mais baratos, já que podem ser fabricados com o solo do próprio local da obra e não exigem mão-de-obra especializada, além de requerer apenas uma fina camada de argamassa para assentamento. Outras vantagens são permitir o embutimento dasinstalações elétricas e hidráulicas e possuir boa resistência e impermeabilidade.

2.2. TAIPA DE PILÃO
Técnica de construção muito antiga, que utiliza como matéria-prima principal a terra do local da obra, com a adição de areia e cimento. Estes materiais são dispostos entre fôrmas de madeira, espaçadas entre si em trinta centímetros, em camadas de quinze a vinte centímetros de altura, então o composto ésocado até atingir a altura de dez centímetros. Depois, elevam-se as formas para a confecção de uma nova seção, diretamente sobre a já construída. Repete-se o processo até a altura deseja-da para a estrutura.

2.3. PISO DRENANTE
São peças pré-moldadas, feitas a partir de cimento, fibras naturais e agregados mi-nerais. A principal vantagem deste tipo de piso é alta permeabilidade, que passade noventa por cento. Tal característica permite maior aproveitamento da área permeá-vel obrigatória. Outros benefícios das peças drenantes são seu aspecto antiderra-pante e a dispensa de mão-de-obra especializada, já que podem ser implantadas facilmente.

2.4. PLACAS E TELHAS ECOTOP
As placas e telhas Ecotop são completamente produzidas por produtos reciclados, na proporção de vinte e cincoporcento de alumínio e setenta e cinco porcento de plástico, provenientes de aparas da fabricação de tubos de pasta de dente. Além da evidente diminuição de resíduos, este material possui grande durabilidade, alta re-sistência e garante conforto termo-acústico

2.5. MADEIRA DE MANEJO SUSTENTÁVEL
Toda a madeira utilizada no projeto é proveniente de manejo florestal sustentável, isto é, o...
tracking img