projeto doação de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
devido ao aumento da população e o crescimento do número de acidentes e violência, acarreta um aumento do número de transfusões de sangue, sem necessariamente, aumentar o número de doadores.
Conhecer o perfil dos doadores de sangue do Banco de Sangue do Grupo Hospitalar
Conceição A mudança no perfil demográfico e social da população, acrescida da expansão da
violência e os avançostecnológicos, tem trazido um aumento na demanda por transfusões, nem sempre acompanhado por um incremento no número de doadores de sangue. Colaboram com essa situação as políticas adotadas nos últimos anos decorrentes principalmente da epidemia da AIDS, que têm trazido um maior rigor no processo de doação e, consequentemente, um decréscimo no número de indivíduos aptos à doação de sangue. O problemaé agravado pela inaptidão clínica entre os indivíduos que se dispõem a doar sangue. Portanto, um dos grandes desafios dos serviços de hemoterapia é a garantia do atendimento da demanda transfusional, aliando disponibilidade dos produtos sanguíneos a sua qualidade.

Introdução

O presente projeto tem como objetivo

Sabe-se que um dos grandes problemas dos serviços de hemoterapia refere-seàs dificuldades de obtenção de doadores de sangue que garantam os estoques, para atender necessidades específicas, emergenciais e com perfil que garanta a segurança transfusional.
Um crescimento significativo do cuidado com a segurança transfusional nas últimas décadas tem levado a adoção de políticas de maior rigor no processo de seleção de doadores e, consequentemente, um decréscimo no número deindivíduos que preenchem os critérios de
aptidão. Por outro lado, avanços técnico-científicos na área da medicina aumentam a demanda por transfusões, nem sempre acompanhada por incremento no número de doadores de sangue.
O problema é agravado pelos altos percentuais de inaptidão clínica e sorológica entre indivíduos que se dispõem a doar sangue, associado aos elevados custos financeiros queenvolvem a garantia transfusional, hoje, em grande parte, sob responsabilidade do sistema público. Portanto, um dos grandes desafios dos serviços de hemoterapia é a garantia do atendimento da demanda transfusional, aliando disponibilidade dos produtos sanguíneos à sua
qualidade.

No Brasil, muito ainda precisa ser feito para desmistificar preconceitos e tabus em
relação a esse tema. Uma das formasde operar essa mudança consiste em realizar um trabalho
que conscientize e sensibilize a população para a doação de sangue como ato de cidadania,
solidariedade e prevenção da vida humana. Constata-se a existência de tabus e crenças entre
os candidatos à doação de sangue, como por exemplo, se doar sangue “engorda ou emagrece”,
ou se, “quem doa tem que doar sempre”. Essas e outras crençasmostram a falta de
conhecimento sobre o processo de doação e que velhos mitos ainda permanecem arraigados
numa parcela da população. É comum entre indivíduos que nunca doaram sangue a falta de
conhecimento da necessidade ou do processo de doação, temores como o medo da agulha, podem ser fatores que não motivam a doação de sangue.
O doador é um ser humano singular, com suas crenças, valores, medos etabus. Ele tem desejo de ajudar outro ser humano com o ato de doar sangue, porém deve preencher alguns pré-requisitos pela normatização do sangue, isto é, deve estar de acordo com um padrão instituído para poder ser um doador.


No entanto, não há como padronizar pessoas sabendo-se que cada um tem suas particularidades, que as caracterizam como seres humanos. Portanto, deve ter a capacidade deser consciente, ético e estar comprometido com o ato da doação.
De acordo com Freire (1980), a conscientização não é apenas tomar consciência da realidade, mas sim ultrapassar o nível de tomada de consciência através da análise crítica, isto
é, através do conhecimento sobre as razões de determinada situação, para então se constituir em ação transformadora daquela realidade.
Muitas vezes, o...
tracking img