Projeto doação de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1473 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O município de Cafelândia apresenta um número reduzido de doadores de sangue evidenciando a necessidade de captar novos doadores. Com ações de caráter motivador e educacional pretende-se formar grupos de doadores de sangue no município. Para alcançar este objetivo será realizada oficinas/palestras buscando desmistificar os mitos e ressaltar a importância da doação de sangue paraa população. Ao decorrer das atividades grupos de doadores serão encaminhados ao Hemocentro - Cascavel. Paralelamente, haverá divulgação através de cartazes e panfletos, anúncios informativos nas rádios e publicação de textos educativos no jornal local. Será realizado o exame de pré-teste para doação de sangue e posteriormente, a coleta externa de sangue, ambas no município. Após a formação degrupos e o conseqüente aumento de doadores, atualizaremos o cadastro dos mesmos na Unidade Básica de Saúde do município de Cafelândia, esperaremos resultados bastante satisfatórios, com uma participação crescente dos cidadãos nas ações do projeto e elevado padrão de sangue coletado. Desta forma, o projeto contribuirá para a desmistificação da doação de sangue, para o aumento do número de doadorescom elevada qualidade do sangue coletado, viabilizando a coleta externa anual no município, ajudando a diminuir as faltas no banco de sangue da região, incentivar o exercício da cidadania e a promoção da saúde dos cidadãos que precisam de transfusão sangüínea.

2. JUSTIFICATIVA
O município de Cafelândia apresenta um número reduzido de doadores de sangue evidenciando a necessidade de captarnovos doadores.

3. OBJETIVOS GERAIS
Com ações de caráter incentivador educacional pretende-se formar grupos de doadores de sangue no município de Cafelândia, a fim de identificar, controlar e manter e com isso evidencia-se a necessidade de uma mobilização buscando o aumento deste índice.

4. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ressaltar a importância da doação de sangue para a população e ao decorrerdas atividades formará grupos de doadores que serão encaminhados ao centro de doação. Também será realizado o exame de pré-teste para doação de sangue e posteriormente, a coleta externa de sangue, ambas no município e alcançar a quantidade necessária e também a elevação do padrão de qualidade do sangue coletado.

5. METAS
Será preciso criar uma consciência de base, educando os jovens eadultos, bem como fidelizando os doadores, inserir o termo da doação de sangue no cotidiano da população. Com uma realização de exames pré-teste para doação de sangue que buscara o objetivo a redução de doadores inaptos à doação, possibilitando uma coleta externa mais efetiva.
A formação de grupos de doadores informados e conscientizados sobre a importância da doação de sangue será essencial paraaumentar o número de doadores no município de forma responsável e consciente, aprimorando o perfil dos doadores e o padrão de qualidade do sangue coletado e dessa maneira suprir a necessidade dos bancos de sangue do município.

6. METODOLOGIA
Com base em relatos dos agentes comunitários e secretaria da saúde do município de Cafelândia de que apesar de vital apenas uma pequena parcela dapopulação local se interessa em fazer este bem de valor incomparável e foi analisando esta situação que nos objetivou o aumento do número de doadores fidelizados, através de ações informativas e sensibilizadoras à população quanto à doação de sangue, iniciado em agosto de 2010.
Toda mobilização de atuação para o desenvolvimento das ações do projeto será realizada na rede de saúde pública do Municípiode Cafelândia, e Acadêmicos do Curso de Administração – UNICA.
Para melhor entender e facilitar a implantação do projeto será elaborado um questionário plenamente voltado a doação de sangue e aplicado aos moradores da zona urbana de Cafelândia, assim será possível extrair e analisar os problemas que interferem na doação de sangue da população em geral e poder identificar o perfil das pessoas...
tracking img