Projeto do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Engenharia do Produto

1. Projeto Conceitual
1.1Geração de Conceitos
Com o projeto definido ,pode –se começar a gerar o projeto conceitual. Isso exige intuição , imaginação e raciocínio lógico. A maior dificuldade no projeto conceitual é liberar a mente para se chegar a conceitos originais .
Este capítulo descreve 3 métodos de geração de conceitos : Análise de tarefas, Análisede funções e Análise de ciclo de vida.
Análise de Tarefas
Examinando a interface homem- produto em detalhes pode-se descobrir que ela é geralmente complexa e pouco compreendida, até mesmo no caso dos produtos mais simples. A análise de tarefas cobre 2 importantes aspectos de desenvolvimento de produtos : ergonomia e antropometria.
Análise das Funções
E uma técnica descritiva e , como tal éútil na primeira fase do projeto conceitual. Além de mostrar ao designer como os consumidores usam o produto , pode provocar o aparecimento de novos conceitos interessantes .A análise de funções  quando se localizam o produto pode portanto provocar inovações radicais, quando se focalizam as funções de ordem superior ou pequenas mudanças incrementais, quando a atenção se encontra nas funções e ordeminferior. Essa é a principal vantagem de geração de conceitos.
Análise de Ciclo de Vida
Essa técnica é bastante usada pelos designer que pretendem diminuir a agressividade ambiental dos novos produtos, mas pode ser aplicado também em outros casos. O designer deve pensar como  o produto se comportaria melhor em cada uma dessas etapas, ao longo de toda sua vida.
Análise de Valores
A abordagemtradicional da análise de custos examina os custos de material, mão  de obra e custos indiretos para cada componente .Essa abordagem tem um caráter puramente monetário e não preocupando com a função de cada componente. Como resultado o componente de maior custo tornam-se alvo predileto das tentativas de redução de custo, mesmo que tenha contribuição fundamental para a função do produto. Nesse caso aredução de custo pode comprometer a função ou a qualidade do produto. A análise de valores procura aumentar o valor relativo das peças e componentes e do produto como um todo , sem comprometer as suas funções e nem a qualidade , baseando-se nas seguintes etapas : Identificar as funções do produto; Estabelecer valores para essas funções; Procurar realizar essas funções ao mínimo custo, sem perdada qualidade.
As funções do produto podem ser classificadas quanto a hierarquia em : principal; básicas e secundárias. E quanto à finalidade em : uso e estima.
A função principal explica a própria existência do produto sob o ponto de vista do consumidor. Exemplo , a função principal do apontador de lápis é ‘’apontar o lápis’’
A função básica é aquela que faz funcionar o produto . Sem ela oproduto ou serviço perderá o seu valor  e em alguns casos perderá até sua identidade. Exemplo ,um apontador de lápis tem a função básica de ‘’cortar a madeira’’, que é exercida pela lâmina, um apontador sem lâmina deixa de ter valor.
A função secundária e aquela que suportam, ajudam, possibilita ou melhora a função básica. Exemplo .no caso do apontador a função secundária é ‘’posicionar a lâmina’’ éexercida pelo plástico e pelo parafuso que fixa a lâmina.
As  funções de uso possibilitam o funcionamento do produto e podem ser de tanto básicas como secundárias. Enquanto as de estima são aquelas que tornam o produto atrativo e excitam o consumidor , aumentando o desejo de possuí-lo.
O valor de um produto é determinado pelo consumidor, ele representa a quantidade de dinheiro que o consumidorestá  disposto a pagar pelas funções que ele contém. A análise de valores procura aumenta o valor do componente aumentando-se  valor de sua função ou reduzindo os seus custos. Assim ela procura aumentar  a seguinte fração:
Valor do Componente=Valor da função /Custo do Componente
Concepção  de Estilo
É uma definição de forma global do produto ,embora não seja necessário preocupar-se com o...
tracking img