PROJETO DIRETOR DE TURMA – PARCEIRO DA GESTÃO EDUCACIONAL CONTRA A EVASÃO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORONEL HUMBERTO BEZERRA

4985 palavras 20 páginas
1. INTRODUÇÃO

O ambiente escolar deve fornecer acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão e do profissional. Para isso o Governo do Estado do Ceará desenvolve um projeto inspirado em uma experiência exitosa executada em Portugal. Denominou-se de Projeto Diretor de que foi criado visando uma escola que eduque a emoção e a razão, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem, choram e se frustram.
A escola deve ter como premissa conhecer esse aluno e entendê-lo como ser único, que tem emoções e que necessita de apoio para desempenhar suas atividades com qualidade e responsabilidade. Para que esse objetivo seja alcançado dentro do ambiente escolar as escolas, através da adesão, procurarão vivenciar um projeto que humanize o processo de ensino e o processo de aprendizagem. Serão lotados pela coordenação da escola, professores que lecionem outra disciplina na sala na qual será diretor de turma, pois o essencial é ter um maior contato com esses alunos. Esse professor deverá utilizar instrumento pedagógico-metodológico que seja personalizado ao aluno, contribuindo para o seu sucesso na formação acadêmica, humana e cidadã.
O processo de acompanhamento sistemático será feito pelo professor diretor da turma com base sólida nos registros contínuos de dados e informações a respeito da vida escolar e da vida social dos alunos, no decurso do ano letivo. Esses instrumentais utilizados serão padronizados e formatados num modelo operacional que não permite alterações. E poderão ser utilizados nas reuniões intercalares que ocorreram durante o período letivo.
Esse projeto foi idealizado para ser executado com prazer, alegria, dinamismo, esperança, motivação, ética etc. Para tanto a escola deverá observar os critérios apresentados para o perfil do professor diretor de turma, para não cometer erros já que será um projeto realizado durante todo o ano letivo e necessitará de muita dedicação e interesse do professor.

2. CONHECENDO O PROJETO

Relacionados