Projeto: dificuldade de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto
Dificuldade de aprendizagem.
Introdução.
Em atendimento a res. 1 C N E / C P de 15/05/06, do parecer N 3/2006 C N E /CP de 21/02/2006 e do parecer N S/2005 C N E / CP de 13/12/2005 e do projeto do curso de pedagogia, o estagio supervisionado III terá a duração mínima de 100hrs.
Os acadêmicos serão orientados a elaborar e programar projetos experimentais de estagio que proporcionaramao mesmo embasamento teórico e pratico, pois se entende que é necessário que o pedagogo desenvolva com segurança e competência o exercício da sua profissão.
O estagio é totalmente presencial.
O projeto é uma exigência do estagio III e por meio desse estaremos auxiliando no processo de ensina aprendizagem para algumas crianças matriculadas no 2ª ano do ensino fundamental que apresentam dificuldadede aprendizagem na leitura e na escrita.
Justificativa
Por meio da leitura e da escrita a criança possa a compreender e interagir ativamente na sociedade.
Este projeto vem possibilitar a alguns alunos com dificuldade momentos que os levem a superar alguns obstáculos e proporcionando o prazer pela leitura.
Objetivo geral
Oportunizar os alunos a desenvolver e ampliar o conhecimento dovocabulário e da escrita por meio lúdico.

Objetivos específicos
• Despertar o interesse pela leitura e escrita.
• Proporcionar momentos que oportunizem a leitura e a escrita de forma lúdica.
• Identificar formas corretas de escrita nas palavras.
• Possibilitar a superação das dificuldades tanto na leitura quanto na escrita.
Metodologia
Leitura da literatura O gato pirado, ilustração, ditadode palavras sugeridas de auto correção, e atividades diversificadas.

Fundamentação teórica.

Erro: uma estratégia para a diferenciação do ensino
Neuza Bertoni Pinto.
Uma tendência atual das políticas publica do ensino básico e a ampliação do espaço formativo da avaliação medica como a implantação do ciclo de aprendizagense as progressões continuadas dos alunos trouxeram a escola nova questionamentos e novas preocupações e respeito da validade, da utilidade e da efetividade daquilo que aluno aprende em sua trajetória escolar.
O professor deveria assumir-se como a gesta da aprendizagem do aluno, construindo melhores registros de seus percursos, tornando mais fecunda sua passagem pelos bancos escolares umaestratégia para enfrentar esses desafios e a utilização construtiva do erro do aluno.
Rever a função que o erro cumpre no processo de ensino- aprendizagem faz parte de uma nova pratica avaliativo erro, tem sido apontado como elemento negativo, acredita-se na possibilidade de o erro poder tornar-se uma valiosa alavanca para o professor enfrentar as diferenças existentes entre os alunos na sala de aula epoder acompanhar, de forma efetiva, a aprendizagem escolar, passando a utilizar-se de forma mais construtiva e produtiva como um indicador privilegiado para dar uma ajuda personalizada ao percurso escolar do aluno.
O erro iria proporcionar ao professor maiores questionamentos sobre o ensino, possibilitando-lhe identificar obstáculos avariados no aprendizado dos alunos, como também pistas para umtrabalho diferenciado de apoio pedagógico.
Praticas corretiva e individualização do ensino
Inúmero professor da rede publica tem-se mostrado incrédulas, em conta as diferenças dos alunos na sala de aula. Falam da impossibilidade de um trabalho dessa natureza numa sala numerosa, que isso talvez seja possível na rede privada pelo fato de haver menos alunos, mais recursos e materiais didáticos, maiorenvolvimento dos pais com a vida escolar dos filhos, em geral confunde-se a individualização do ensino com a visão que pretende separar o sujeito de suas raízes socioculturais.
A pedagogia da Escola Nova forneceu a base psicológica para o professor pensar na diferenças individuais mais, na pratica, á escola continuou organizada para a avaliação tradicional, punindo erros e tratando-os com...
tracking img