Projeto didático infantil: “reciclagem e transformação”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1590 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DIDÁTICO

1- Idade das crianças.
Crianças de 4 e 5 anos.

2- Características desenvolvidas das crianças – como elas são? O que fazem? O que já sabem fazer?
Estimular a observação, a organização, a criação e ludicidade. Elas já sabem pintar com e sem pincel, contar, recortar, colar, amarrar, dobrar e encaixar.

3- Tema do projeto – assunto que será tratado.Reciclagem e transformação.
O assunto proposto será reciclar o lixo (papel, papelão, plástico e metal limpo). Transformar lixo (sucata) em brinquedos lúdicos e objetos diversos.

4- Objetivo geral do projeto.
O objetivo geral do projeto será o de estimular a criança a aprender a praticar o consumo consciente de alimentos industrializados que demandam embalagens específicas, que após o consumo dosmesmos seriam descartados em lixo comum e consequentemente colaborando para a poluição e degradação do meio ambiente. Com a reciclagem de alguns materiais pode-se criar outros objetos úteis e desenvolver as habilidades artísticas e lógica nas crianças, como por exemplo: carrinhos, trenzinho, jogo de boliche, chocalho, bolsinhas, pipas, porta lápis,flores com vaso, animaizinhos, etc.

5- Objetivosespecíficos interdisciplinares – escolha um objetivo para cada linguagem que será trabalhada (artes, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música) e pense em como trabalhar o tema em cada uma dessas áreas.
Artes
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimentodo mundo e da cultura.
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem da colagem, da pintura, dos recortes e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Matemática
Estabelecer relação com grafia numérica e quantidade, resolvendo situações problemas do cotidiano. Reconhecendo situações problemas do cotidiano.Reconhecer e identificar as cores. Utilizar a contagem oral em diversas situações. Começar a aprender a fazer relações de proporções e tamanho.
Linguagem oral e escrita
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por vários gêneros orais e escritos participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências,ouvir estórias de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.

Movimento
Manusear diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e toda a coordenação motora exigida para cada etapa de criação.
Conhecer gradativamente os limites e potencialidades do seu corpo, explorando diferentes qualidades como velocidade, força,flexibilidade, resistência, espaço, etc.


6- Conteúdos – conhecimento contido nos objetivos específicos.
Artes:
Explorar diferentes tipos de materiais e técnicas diversas. (colar, recortar, selecionar, amarrar, encaixar, etc.)
Visualizar diferentes obras de arte, através de fotos e imagens de livros e internet.
Desenvolver relação de confiança com a própriaprodução e exploração de sua criatividade e ludicidade.
Aprender produzir brinquedos e objetos personalizados.

Matemática:
Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais). Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis e classificação dos mesmos. Estudo de numerais através de gráfico elaborado comos resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças. Quando e quais dias da semana acontecem à coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola.
A princípio, este projeto apenas fará uso de materiais feito de papel, papelão, plástico e metal limpo, por questões de segurança para as crianças (para que não se machuquem durante o processo de produção)...
tracking img