Projeto desperdicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE CENTRO EDUCACIONAL PAULO FREIRE PROJETO: VALORIZANDO O ALIMENTO OFICINA: CIDADANIA PROFESSORA: JOANA MACIANA DE OLIVEIRA.
Slide 2
PROJETO ALIMENTAÇÃO JUSTIFICATIVA: Diante do desperdício de merenda, observada por nós da comunidade escolar, resolvemos desenvolver este projeto porque todos nós, cidadãos, temos o direito e o dever deConscientizar os alunos sobre a importância dos alimentos selecionados no cardápio, e, a importância de se evitar o desperdício da merenda escolar CIDADANIA
Slide 3
OBJETIVO GERAL: Despertar a tomada de consciência do não desperdício da merenda escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Reconhecer a importância dos alimentos para manutenção das funções vitais. Reconhecer a influência da má alimentação nadeterminação de distúrbios da saúde; Conhecer como é organizado o cardápio diário da escola; Reconhecer a influência da boa alimentação sobre as atividades diárias, especificamente sobre o rendimento escolar . Reconhecer a importância da merenda escolar; Reconhecer a importância em preservar o refeitório da escola (mesas, bancos, e etc). Valorizar o momento da refeição, mantendo higiene e proporcionarsempre situações de harmonia.
Slide 4
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Aulas expositivas e participativas abordando questões teóricas contextualizadas. Organização de dados: recortes, artigos, fotos do tipo de alimentos, bem como hábitos de higiene e saúde relacionados à alimentação. Reunião de todo o material, a fim de que,juntos, todos os alunos possam construir cartazes que serão fixados no refeitório. Debates sobre a importância da alimentação balanceada e o não desperdício da merenda . Os recursos pedagógicos serão livros-texto, quadro negro, giz, retroprojetor, transparências e projeção do filme – Ilha das Flores ... “abordando a valorização do alimento e a fome”.
Slide 5
AVALIAÇÃO: A avaliação será feitamediante a mudança de postura dos alunos frente as situações diversas tais como: evitar o desperdício da merenda escolar. COMO É TRABALHAR COM PROJETO O trabalho com projetos vem a ser muito gratificante e enriquecedor para todos os envolvidos, pois possibilita um grande envolvimento na prática cotidiana. Com projetos vivemos um processo de construção. Isso torna possível a constante reflexão sobre aprática pedagógica, articulando as experiências realizadas com o contexto que nossos alunos vivenciam. Os temas partem das necessidades/desejos do grupo percebidos por nós educadores. No qual temos o papel de mediador na sala de aula, ou seja, viabilizamos e organizamos o trabalho através de constantes observações procurando com isso fazer com que nossos alunos reflitam sobre o tema propostodespertando o interesse das crianças

20/01/2009

Todos os dias, no mundo todo, são produzidas enormes quantidades de alimentos, no entanto, a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome 2006 da ONU, estima-se que hoje existam 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no planeta e 25 mil pessoasmorrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema.

Um dos agravantes dessa situação é o alto índice de desperdício de alimentos registrados todos os dias em todo o mundo. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Centro de Agroindústria de Alimentos mostra que o brasileiro joga fora mais do que come. Em hortaliças, por exemplo, o totalanual de desperdício é de 37 quilos por habitante.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nas dez maiores capitais do País, o cidadão consome 35 quilos de alimento por ano, ou seja, dois quilos a menos do que o total que é jogado no lixo. A média de desperdícios no Brasil está entre 30% e 40%. Nos Estados Unidos, esse índice não chega a 10%. Estima-se que em...
tracking img