Projeto de visita inhotim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto “Cultura Viva – Inhotim”

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.”
Mahatma Gandhi

INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Escola Estadual Bolivar de Freitas
 AUTOR DA PROPOSTA: COMPLETAR

I – ASPECTOS Gerais
Define-se como cultura um conjunto complexo de padrões de comportamento; ou seja, um conjunto de conhecimentos, costumes e métodos adquiridos em um determinado lugar.Reconhecendo sua importância, torna-se responsabilidade da cultura a delimitação de personalidade dos indivíduos e a constituição de padrões de conduta.
Sendo assim, pode-se entender a inter-relação inevitável da cultura na formação do indivíduo, pois ela em sua “totalidade” é meio e fim na determinação da identidade do sujeito. A cultura, através da sociedade com suas relações, produções enormas determinam o comportamento do homem, formando sua personalidade.
Todavia, é importante a ampliação da visão sobre o ser humano, vendo-o não somente como um indivíduo encerrado em si mesmo, mas também como um ser inserido e atuante em seu meio e cultura. Dessa forma, compreende-se que a abordagem junto a eles deve ser bem mais ampla, procurando entender a pessoa através de sua história de vidae das condições a que está exposta.
Portanto, torna-se válida toda e qualquer tentativa de levar os indivíduos a um contato ainda maior com meios vivos de cultura, como a arte. Isso porque ela, em geral, é a mais alta expressão de emoções e sentimentos sob variadas formas: pintura, escultura, musica, dança, literatura, teatro; nascida da vivência do artista em contato com a vida, com as relaçõessociais, políticas, econômicas da sociedade em que vive num determinado momento histórico. Ou seja, a obra de arte está estreitamente vinculada ao tempo-espaço no qual se origina. Dessa maneira, o caráter constituitivo do ser amplia-se, levando-o a um meio ainda mais complexo de formação.

II – APRESENTAÇÃO
O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.

A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receberobras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.
II.I – Cronologia
2002 - Foi fundado o Instituto Cultural Inhotim, instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de artee que também desenvolve ações educativas e sociais.
2005 - O extenso acervo cultural e ambiental abria suas portas timidamente, com pré-agendamento de visitas somente da rede escolar da região de Brumadinho e de grupos específicos.
2006 - Com estrutura completa, a obra particular chega ao grande público, com o Instituto passando a receber visitas em dias regulares, sem a necessidade deagendamento prévio.
2007 - O compromisso com o desenvolvimento social da população de Brumadinho e seu entorno originou a criação da Diretoria de Inclusão e Cidadania, em julho deste ano.
2008 - O número de visitantes é crescente. Até este ano, mais de 110 mil pessoas de diversas partes do País e do mundo já haviam visitado Inhotim. Em abril, foi reconhecido como Organização da Sociedade Civil deInteresse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais.
2009 - Em junho o governo federal também reconhece o Instituto Inhotim como uma OSCIP. Neste ano, mais de 160 mil pessoas visitaram o Inhotim. Em setembro/outubro, foi realizado Nove Novos Destinos, evento para lançar nove obras permanentes que só poderiam ser construídas em um lugar como o Inhotim.

2010 - Os jardins do Instituto Inhotim...
tracking img