Projeto de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO 1

CULTURA BRASILEIRA
ATIVIDADE 2

QUESTÃO 1 (Valor 2,0) Para Darcy Ribeiro os brasileiros adotaram a ideologia dos dominadores.
a) Qual a consequência disso para o Brasil
A pobrezaabsoluta, a morte e o extermínio de várias comunidades indígenas e africanos fazendo surgir outras etnias.
b) Qual era a proposta de Darcy para o país sair dessa letargia?
A desalienação ereestruturação da nossa cultura através de um projeto realista e motivador para um desenvolvimento pleno autônomo e auto sustentado.

QUESTÃO 2 (Valor 2,0) Embora de grande extensão, o territóriobrasileiro possui uma unidade diferente do que acontece em outros países. Como isso se deu?
Se deu através de um processo de unificação política, com repressão, opressão, castigos e distância socialentre as classes dominantes e subordinadas.

QUESTÃO 3 (Valor 2,0) Segundo Darcy, unidade étnica não significa uniformidade. Três forças atuaram criando diferenciações. Quais foram elas?
As trêsforças que atuaram criando diferenciações foram: O meio ambiente exigindo adaptações regionais. A economia criando formas diferenciadas de produção. A imigração introduzindo novos contingentes humanos.QUESTÃO 4 (Valor 2,0) Segundo Da Matta como as relações sociais se estabelecem a partir da Independência e sobretudo a partir da Abolição?
Se estabelecem a partir da integração entre a burguesia eas classes subordinadas formando assim a mestiçagem característica fundamental na formação de nossa cultura e que definiu a nossa identidade.

cultura nordeste3.jpg

QUESTÃO 5 (Valor 2,0) O sambae o carnaval tornaram-se símbolos nacionais. Analise as trajetórias percorridas por cada uma destas manifestações culturais.
a) O samba
O samba passou por um processo de aceitação e absorçãopor outras classes sociais deixando de ser uma manifestação tão somente de negros e/ou de classes populares que era produzido e consumido no morro e sempre reprimido pela polícia e atingido pelas...
tracking img