Projeto de viabidade de uma loja de lingerie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Várias mudanças estão ocorrendo no dia-a-dia, fazendo com que as pessoas procurem realizar seu próprio empreendimento (CONCEIÇÃO E MONTEIRO, 2004), e considerado um dos mais novos paradigmas das ciências administrativas (BYGRAVE, 1989), o empreendedorismo tem atraído grande interesse. Muito desse interesse é resultado do entendimento de que pequenas e médias empresas, sob adireção de empreendedores, contribuem significativamente para a geração de empregos e desenvolvimento econômico (Mamede, 2010).
Segundo Reynolds et al (2001), não é tão simples montar tal empreendimento, se faz necessário estudos, pesquisas, análises, e muitos vão a falência por falta de conhecimento. Para Dornelas (2001), o empreendedorismo pode ser ensinado, e acredita-se que dedicação ebuscar conhecer o ramo de atuação faz parte para se obter o sucesso desejado na atividade pretendida.
Este projeto mostrará os passos para a constituição de um novo empreendimento, a FreeZy Lingeries entrará no segmento de comercialização de roupas íntimas na cidade de Caarapó.



































2. OBJETIVO
Espera-se elaborarum projeto de viabilidade econômica através da implantação de uma loja comercial de Lingeries, demonstrando assim o poder econômico da atividade em questão, bem como, aprender a administrar custos e despesas, assumindo as responsabilidades e riscos de se ter o próprio negócio, gerarando receitas para o mesmo.


2.1 JUSTIFICATIVA
Acredita-se que mercado esta crescendo e osconsumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas precisam se adaptar às mudanças para enfrentar a concorrência, e atender melhor seus clientes. E visando um melhor atendimento no comércio de Lingeries fez-se a oportunidade de obter-se o negócio próprio.











































3. PROJETO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMALOJA DE ROUPAS ÍNTIMAS NA CIDADE DE CAARAPO - MS/ BRASIL.


3.1 Aspectos Jurídicos
De acordo Hall (2004, apud OLIVEIRA, 2007), a maioria das organizações é direta ou indiretamente influenciada pelo sistema legal. Elas ainda têm que transitar com leis municipais, estaduais e federais.
Kotler (2000, p.173) define que o ambiente politico-legal é formado por leis, órgãosgovernamentais e grupos de pressão "que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos". O autor prossegue defendendo que a legislação de negócios tem como propósitos proteger as empresas da concorrência desleal, proteger os consumidores de práticas de negócio desleais e proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas. Essa legislação tem se tomado cada vez maiscomplexa.
Ainda segundo Chiavenato (1995, p.38, apud OLIVEIRA, 2007) as empresas podem ser classificadas em três formas jurídicas básicas: a firma individual, a sociedade de pessoas e a sociedade anônima.


Sociedade Ltda x Sociedade por Ações
Sociedade Ltda
Esse tipo de sociedade é formado por duas ou mais pessoas que se associam e constituem uma entidade jurídica. Podeassumir também o nome de Sociedade Comercial.
Para Gitman (1997, p. 7) na sociedade deve ter dois ou mais proprietários, coordenando em conjunto o empreendimento, possibilitando mais oportunidades de aumento de lucro.
A Sociedade de Pessoas é constituída mediante um contrato social.
Chiavenato (1995) expõe algumas vantagens e desvantagens das Sociedades de Pessoas, sendo asvantagens:
a) Proporciona economias fiscais; b) Permite maior capital; c) Oferece maior facilidade de crédito; d) Proporciona cooperação e habilidades administrativas.
E desvantagens:
a) Responsabilidade solidária dos sócios; b) Vida limitada.


Sociedade por ações – S/A
Uma sociedade por ações é uma entidade empresarial intangível, criada pela lei n. 6.404/76...
tracking img