Projeto de trabalho ambiente sala de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Trabalho
AMBIENTE SALA DE LEITURA

QUANDO LER É SABER E SABOR
Quando um aluno afirma em tom de desafio “Não gosto de ler”, diz também que não desenvolveu as capacidades necessáriasque lhe permitam tirar prazer da leitura Na maior parte das vezes, os jovens não sabem o que ler implica, não percebem que não se trata de uma mera descodificação de palavras, mas de um processo maiscomplexo, mais mobilizador, mas muito estimulante. A investigação revela que é necessário criar este meta conhecimento, este mapa interior, para que os alunos possam lançar-se ao caminho, sabendo, porfim, a direção a segui

Público Alvo
6º ano ao 9º ano - Ensino Fundamental II

Justificativa
Entendendo que a linguagem é o principal fator de mediação nas interações sócio-culturais doindivíduo, na sistematização do planejamento do processo de ensino–aprendizagem para o desenvolvimento do educando este projeto privilegia a linguagem nas formas de escrita, de leitura e de fala em todas asetapas do desenvolvimento. Entendo que através da linguagem podemos estimular o desejo do conhecimento. Grotta contribui ao dizer que “É por intermédio da leitura que as pessoas têm acesso aoconhecimento produzido pela humanidade, buscam informações, ampliam sua visão de mundo e têm a possibilidade de exercer a cidadania de maneira consciente e crítica” (p.130, 2001).
Quanto maior for à habilidadee competência lingüística do educando, maiores serão suas possibilidades na busca de conhecimentos, no seu desenvolvimento cognitivo e na aquisição de saberes de um modo geral. Não há conhecimento oupensamento estruturado sem a competente intermediação organizada da linguagem. Cabe destacar que a leitura exige ser percebida como um processo de busca da curiosidade, do prazer e do conhecimento.Falo de prazer, pois a responsabilidade da escola não é apenas fazer com que as crianças aprendam a ler e a escrever, mas que aprendam e o façam com emoção.
A preocupação com a formação de leitores...
tracking img