Projeto de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
REGIANE DE CARVALHO DOS SANTOS SILVA

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL JUNTO À POLITICA DE EDUCAÇÃO

UBERABA - MG
2011
REGIANE DE CARVALHO DO SANTOS SILVA

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL JUNTO À POLITICA DE EDUCAÇÃO

Projeto de Pesquisa apresentado como parte dasexigências à conclusão do Componente Curricular Orientação de TCC I, do Curso de Serviço Social, da Universidade de Uberaba.

Orientador: Cacildo Teixeira de Carvalho Neto

UBERABA - MG
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 - JUSTIFICATIVA 16

3 PROBLEMA DE PESQUISA 19

4 OBJETIVOS 19

4.1 OBJETIVO GERAL 19
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 19

5METODOLOGIA 19

6 CRONOGRAMA 22

REFERÊNCIAS 23

LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICO 27

ANEXO 30

1 INTRODUÇÃO

Educação e Serviço Social são temas que vem sendo discutidos na contemporaneidade, principalmente após os Projetos de Lei (PL) 3.688 de 2000 e nº 837 de 05 de julho de 2005 a nível nacional, e também na PL nº 1.297/2003 que resultou na Lei estadual (Minas Gerais)16.683/2007,projetos e lei que tratam da inserção do assistente social no âmbito escolar. Para compreensão da importância da inserção do Serviço Social nas políticas educacionais, é necessário antes desvelar o conceito de educação, e cidadania. A articulação entre essas duas categorias, entender qual o papel do educador, do educando, ou seja, da criança e do adolescente, e da família dentro da escola. É relevanteidentificar também o papel do Estado nas políticas de educação, bem como identificar quais as expressões da questão social que interferem no desenvolvimento sócio educativo da criança.
A educação é um processo de ensino-aprendizagem que ocorre durante toda a vida do ser humano, sendo que sua primeira expressão é quase invisível, pois incide de maneira natural e livre (BRANDÃO, 2007). Paraentender o conceito de educação, é necessário compreender a complexidade desse conceito, uma vez que muitos o confundem com ensino. A educação vai além do ensino, reflete todas as fases do desenvolvimento humano, todo o curso de vida desde o nascimento até a morte. A educação faz alusão às várias formas de organização social possibilitando as mudanças do indivíduo com o intuito de que o mesmopossa alcançar elevados graus de realização pessoal e bem estar social. (TEIXEIRA, 2005)
Os filhos têm o primeiro contato com a educação ao se relacionar com os pais, que vão lhe mostrando a melhor forma de relacionar com a sociedade até a idade escolar.
Ao chegar à idade escolar, que hoje começa aos três anos para educação infantil, e seis no ensino fundamental, a criança conhece umaeducação mais sistematizada, iniciando o seu processo de educação formal ou escolarizada, que de acordo com Locke (apud CARNEIRO, 2008) é concebida na sociedade como uma ferramenta usada para a manutenção ou transformação social. Logo a educação é concebida como um meio de estabelecer e transformar a sociedade, daí a importância de se ter um governo comprometido com a educação. No entanto, o quepercebemos é que a educação é usada mesmo como instrumento de reprodução ideológica da classe dominante reproduzindo a desigualdade entre as classes.
Esse é o tipo de sistema educacional existente que ao invés de promover a cidadania promove desigualdade, deixando os educadores de mãos atadas, pois os limites institucionais os impedem de desenvolverem uma educação para libertação (educaçãocrítica, educação libertadora) que é um tipo de educação que promove transformação social. Nesse ponto de vista a educação é uma importante ferramenta para a classe trabalhadora na sistematização e na luta contra a burguesia (AZEVEDO, 2004 apud CARNEIRO, 2008). Isso porque o acesso a educação libertadora promove desalienação permitindo a transformação social. Sendo também um meio de se efetivar...
tracking img