Projeto de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA EM CONTROLADORIA

O PAPEL DA CONTROLADORIA COMO AGENTE DE MUDANÇA COMPORTAMENTAL

Santo André
Dezembro – 2012

As rápidas mudanças que vêm impactando as organizações são um desafio contínuo à sua adequada gestão, a relativa estabilidade econômica, a abertura de mercados, as reorganizações empresariais e o aumento da concorrência levam as empresas a buscarem formas de se adequarem à novarealidade.

Segundo CATELLI (2009, p.344),
“A Controladoria não pode ser vista como um método voltado ao como fazer. Para uma correta compreensão do todo, devemos cindi-las em dois vértices: o primeiro como ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual, e o segundo como órgão administrativo respondendo pela disseminação de conhecimento, modelagem e implantação desistemas de informações.”
Portanto, verifica-se que o estudo sobre a controladoria tem levado o assunto a ser discutido sob duas diferentes perspectivas. Na primeira ela é vista como uma área do conhecimento que se apropria de outras ciências sociais e, na segunda, é vista como uma área administrativa necessária para apoiar, monitorar e apoiar o processo de gestão organizacional.

Mosimann e Fisch(1999, p.99) conceituam a Controladoria como o,
“conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente Contabilidade, que se ocupa com a gestão econômica das empresas com a finalidade de orientá-las para eficácia.”

Conforme Johnson e Francisco Filho (2010),
“A Controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada eminformações contábeis e numa visão multidisciplinar, é responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores e os conduzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.”
Verifica-se que as necessidades informativas são a cada dia, maiores,e exigindo que a Controladoria atue de forma pró-ativa, tornando imprescindível aos profissionais desta área uma formação bastante sólida em termos de conhecimentos relativos ao processo de gestão organizacional.

Kanitz (1977) apud Oliveira etal (2005, p. 17), entende que as funções da Controladoria podem ser resumidas, como segue:
a) Informação: compreende os sistemas contábil – financeiro -gerenciais;
b) Motivação: refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento;
c) Coordenação: visa centralizar informações com vista na aceitação de planos;
d) Avaliação: interpreta fatos, informações e relatório, avaliando os resultados por áreas de responsabilidade, por processos, por atividade, etc.;
e) Planejamento: assessora a direção da empresa na determinação e mensuraçãodos planos e objetivos;
f) Acompanhamento: verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos.

Portanto, as funções da Controladoria abrangem todos os aspectos relativos as corporações, como contabilidade, finanças, tributação, comunicação interna , análise de resultados, recursos humanos, entre outros. O papel da Controladoriaconsiste em assessorar as diversas gestões da empresa, fornecendo mensurações das alternativas econômicas e, por meio da visão sistêmica, integrar informações para facilitar o processo decisório.

Dessa forma, a inovação muitas vezes é mais importante que a produção em massa; o capital compra novos conceitos ou meios para criá-los em vez de comprar máquinas; a mudança rápida é uma constante. Emoutras palavras, esse mundo é tão diferente de tudo que existiu antes, uma grande mudança das atitudes de enxergar melhor o que está acontecendo, o que vai acontecer, e quais as atitudes a serem tomadas para o que mais seja benéfico para a empresa.

Desde a era mais remota, o homem, como pivô de sua evolução histórica, teve como preocupação o controle de suas posses e direitos, ou seja, sua riqueza,...
tracking img