Projeto de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO DE CONTABILIDADE - uma experiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

INTRODUÇÃO

Ensinar e aprender, apesar de serem duas atividades muito antigas e de terem sido fundamentais na história do homem, nunca deixaram de ser questões problemáticas. Primeiramente é impossível imaginá-las em separado. Não há teoriade ensino que não suponha uma teoria de aprendizagem e vice-versa. Quem ensina, de um modo ou de outro, assim o faz, porque acredita que as pessoas aprendem daquela maneira. O desejo de aprender é uma pulsão que não se satisfaz por completo[1]. Do mesmo modo, a vontade de ensinar tem suas raízes nas forças humanas mais profundas.

A questão do ensino/aprendizagem tem sido uma constante não sóentre os educadores da área didático/pedagógico mas de todas as áreas do ensino. Na área das ciências contábeis, por exemplo, pesquisadores educacionais estão em contínua preocupação com as metodologias de ensino da contabilidade nos cursos de graduação. Vale destacar, aqui, os esforços envidados pelo Professor José Carlos Marion (FEA/USP), em suas obras, artigos e inúmeras palestras e semináriossobre o tema, e pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, através do apoio destes aos cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis (lato e stricto sensu) visando não só o aprimoramento dos profissionais mas também a melhoria do quadro de docentes de contabilidade em todo o país.

Em relação ao ensino da contabilidade Marion destaca que, como muitas vezes há uma excessiva ênfase noaprendizado em escrituração, o aluno fica com a impressão de que a profissão se restringe a isto e que os excesso de detalhes tais como os diversos ajustes no balancete, avaliação de estoques, métodos de depreciação, etc., impede o treinamento para uma visão objetiva e abrangente do ciclo contábil. Com isso, o aluno se perde nos detalhes e não conhece exatamente o caminho a percorrer. Eacrescenta: "a importância da contabilidade como produto final e a relevância dos relatórios contábeis para o processo decisório fica praticamente esquecida." Isto gera certo desinteresse por parte do aluno e muitos formandos deixam os bancos escolares despreparados para assumir a contabilidade de uma empresa, observa o autor.

O próprio MARION confessa, em um artigo seu[2], que se sentiu frustradoao terminar o curso de Ciências Contábeis (em boa faculdade, com bons professores) sem se sentir apto para o exercício profissional. Aliás, a frustração com o curso não é privilégio dos estudantes de Ciências Contábeis.

Segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal de Uberlândia[3], no cômputo geral quase dois terços dos alunos responderam que o seu curso ficou aquém de suaexpectativa e menos de uma quinta parte informou que não mudou a expectativa que tinha no início do curso em relação ao mesmo.

Os autores das pesquisas salientam que a frustração do aluno pode ser procurada no tipo de aula que o mesmo recebe, no desempenho e qualificação nos professores, nos recursos materiais da Instituição, tanto no que se refere a laboratórios, bibliotecas, etc., quanto aoque lhe permite satisfação pessoal, ou a sua formação integral, bem como à questão da produção de novos conhecimentos. E ainda, enfatizam os autores, não podendo nos esquecer que a insatisfação pode resultar da pequena perspectiva de se conseguir um emprego satisfatório ao final do curso, quer pelos baixos salários, quer pela formação inadequada, que pode ser pressentida de modo generalizado.Percebe-se, desde então, que estamos diante de uma questão complexa e que não existe uma fórmula pronta para resolvê-la.

Segundo Hilda Santos, apud MECHELN[4] a aprendizagem é um processo que dura a vida toda e por meio do qual o aprendiz, motivado frente a uma situação-problema, resolve-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Isto significa que desde o nascimento o...
tracking img