PROJETO DE TCC - O papel da mulher em "As Meninas" de Lygia Fagundes Telles num panorama do feminismo brasileiro

2263 palavras 10 páginas
A FIGURA DA MULHER E SEU PAPEL SOCIAL NA OBRA "AS MENINAS" DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a aprovação na disciplina de Metodologia do Projeto no centro universitário de Brasília (UniCEUB)

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A autora do projeto é Rachel de Sousa Mendonça, seu orientador durante a feitura do mesmo foi professor André Moreira e a temática desse se enquadra em análise literária.

2. TEMA
O tema escolhido para o projeto é uma análise literária da obra "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles, e como o feminismo, movimento que toma força no restante do mundo na década de setenta, mesma em que a obra foi publicada, influenciou as personagens principais do romance.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A mulher e seu papel, tanto na sociedade quanto na literatura, sofrem uma quebra de paradigma da percepção na década de setenta, quando o feminismo ganha força no mundo. Estudar esse papel da mulher na literatura e na sociedade é objeto de estudo interessante, porém muito extenso. Portanto, a análise desse papel feminino se restringirá à obra “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, que foi escrito durante a década de 1970.

4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De que maneira o movimento feminista interfere na construção dos personagens de “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles?

5. JUSTIFICATIVA
Com a leitura do romance “As Meninas” durante adolescência, foi enorme o encantamento com o fato de todas as personagens principais serem meninas que estão passando pelos momentos decisivos de crescimento. Até então, todas as narrativas de amadurecimento e busca de identidade eram narradas por meninos, as quais tratavam as personagens femininas como prêmios ou desfecho romântico para a narrativa.
Ao ler o romance de Lygia Fagundes Telles, as relações entre as personagens, por mais que existam os envolvimentos românticos com o sexo oposto, a personagem masculina passa a ser secundária à narrativa, sempre em

Relacionados

  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas