Projeto de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este projeto tem por objetivo definir e aplicar sistemas de sustentabilidade, mostrar sua importância, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas formas de energia renovável. A demanda por energia é, hoje em dia, indiscutível, mais é preciso encontrar maneiras de suprir essa demanda, e ao mesmo tempo visando o debate mundial sobre a exploração de recursos naturaise a preocupação ambiental.
A empresa se viu obrigada a adotar uma abordagem sócio-ambiental, adaptar sua produção em diversas etapas, principalmente na produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam a meio ambiente e destruíam ecossistemas.

Energia produzida a partir do bagaço da cana por uma usina auto-sustentável
A produção de energia elétrica através do bagaço decana-de-açúcar é plenamente viável do ponto de vista econômico e atrativa para as usinas. Com isso, além das vantagens ambientais, cria-se uma terceira fonte de renda bastante significativa para os produtores de açúcar e álcool.
Na usina de grande porte Cana "X" havia um grande consumo madeira e combustíveis para a alimentação de caldeiras na produção de vapor para os geradores de energia. Visando umaredução de recursos e uma auto-sustentabilidades a empresa criou um projeto para utilizar a palha e o bagaço da cana-de-açúcar como um combustível na alimentação das caldeiras. A bioeletricidade é a co-geração de energia elétrica a partir de biomassa, isso significa que ela produz duas formas de energia: Térmica e Mecânica, por meio da biomassa composta pelo bagaço e a palha.
Energia do bagaçode cana
O processo de produção de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar é totalmente automatizado e inserido dentro da linha de produção da usina.
Após a planta ser colhida e levada até a usina, ela passa por três moendas. O produto da primeira moagem vai para a produção de açúcar, na chamada moagem de 1ª linha. Já na segunda e na terceira moagens o que é produzido é o álcoolcombustível. O que resta da cana é o bagaço, que é levado por uma esteira até a caldeira que realiza a queima. Depois de passar pelas turbinas e geradores, o vapor produzido na queima gera a energia elétrica.
No processo a relação ao possível dano ambiental causado pela fumaça produzida na queima do bagaço, a fuligem produzida é retida em filtros. Não sobra nada da cana, é aproveitado tudo, pois,própria fuligem acaba se tornando adubo para plantios futuros.
A produção de energia elétrica a partir do bagaço de cana possui diversas vantagens econômicas, a principal vantagem é que esse processo se torna uma terceira fonte de renda da usina, gerando até uma quarta fonte renda, a emissão de créditos de carbono sob as regras do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), créditos estescomercializáveis em bolsas de valores.
É um processo natural. Ao gerar a energia limpa, automaticamente a usina esta habilitada para requerem os projetos para certificação de emissão de créditos de carbono. Porém, não se trata se um processo simples, uma vez que os créditos são emitidos diretamente pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que torna a ação algo caro e relativamente demorado, na ordemde 2 a 3 anos.
Mesmo a usina fazendo um investimento alto de R$ 1,4 Milhões por MW produzido, sendo que produzem de 40 á 50 MW, trata-se de um investimento bastante viável uma vez que o tempo de retorno do capital aplicado será entre 5 e 7 anos. Outra vantagem na implantação deste sistema de produção de energia foi a venda do excedente para as concessionárias, pois foram feitos contratos delongo prazo, da ordem de 20 anos, o que garante uma fonte de renda extra a empresa.
Potencial de energia do bagaço da cana
Um dos benefícios deste método sustentável é que há poucas perdas de energia, se comparado com a eletricidade produzida nas grandes usinas, como a energia produzida vai para as centrais de distribuição de cidades próximas, há muito menos perda. Além disso, o período de...
tracking img