Projeto de supervisão e orientação educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1049 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os vários tipos de representação gráfica constituem uma ferramenta importante, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados.

Os gráficos estão presentes em diversos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano.
Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar asinformações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva.

Várias instituições financeiras espalhadas pelo mundo (Bovespa, BM&F, Down Jones, Nasdaq, Bolsa de Nova York, Frankfurt, Hong-Kong, etc.) fazem uso dos gráficos para mostrar a seus investidores os lucros, os prejuízos, as melhores aplicações, osíndices de mercado, variação do Dólar e do Euro (moedas de trocas internacionais), valorização e desvalorização de ações, dividendos, variação das taxas de inflação de países e etc.
O recurso gráfico possibilita aos meios de comunicação a elaboração de inúmeras ilustrações, tornando a leitura mais agradável.

1. Gráficos de Linha
Os gráficos de linha são aqueles que aprendemos a fazer nocolégio e costumamos ver em filmes, desenhos e até revistas em quadrinhos. Isto porque eles são ótimos para representar sequências de dados em uma escala de tempo dividida em períodos iguais. Normalmente, no eixo horizontal temos a divisão do tempo em dias, meses ou qualquer unidade de tempo (em casos em que se está trabalhando com assuntos que envolvam tempo); e no eixo vertical os valores.As linhas deste gráfico são ideais para representar várias séries, porém se você estiver trabalhando com apenas uma, prefira usar um gráfico que exiba as categorias com mais exatidão como barras ou colunas. Os rótulos são bem evidentes neste tipo de gráfico quando a quantidade deles é inferior a dez. Caso você tenha um número superior a este, prefira gráficos de dispersão, assim seus pontospoderão ser vistos sem interferências.

Este tipo de gráfico também conta com subtipos que podem ajudar na exibição de dados individuais, tendências temporais, categorias e outros elementos. No caso dos dados individuais ou pontos, as linhas ajudam muito para guiar o observador pelo trajeto que os pontos descrevem, caso sejam muitos. Assim, pode-se escolher entre os subtipos linha empilhada e linhaempilhada com marcadores, linha 100% empilhada e linha 100% empilhada com marcadores. Todos eles compartilham da mesma finalidade do gráfico de linhas normal. Ainda existe o gráfico linha em 3D. Este gráfico trabalha com três eixos (vertical, horizontal e profundidade) que podem ser alterados manualmente.

2. Gráficos de Colunas

Este gráfico é bastante simples afinal, compara os valores emdiferentes séries. Isto é, cruza as informações de acordo com a quantia presente em determinada categoria. Se você precisa informar seus recursos para a realização de uma tarefa durante a reunião para a liberação de verbas da sua empresa, este gráfico pode ajudar bastante. Afinal, ele separa em colunas verticais a quantidade de acordo com a categoria em que o valor foi colocado.

Este tipo degráfico permite que a coluna seja mista. Isto significa que os valores de cada categoria podem ficar no mesmo elemento gráfico. O que os diferencia é a cor da legenda, que sempre vai destacar um elemento do outro para que não haja confusões. Nem sempre os elementos gráficos serão colunas retangulares inseridas verticalmente, muitas vezes pode ser cones, cilindros e pirâmides seguindo o mesmoesquema do modelo original.

3. Gráficos de Barras

Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados. O funcionamento deste tipo de gráfico pouco difere do gráfico em colunas. Isto porque os dois trabalham com informações lineares que podem ser compreendidas...
tracking img