Projeto de supervisão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3054 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
“A SUPERVISÃO ESCOLAR E O PROCESSO AVALIATIVO DO CONSELHO DE CLASSE”

INTRODUÇÃO
A educação pode ser concebida como um processo de transformação que permite ao ser humano desenvolver suas potencialidades inatas de acordo com determinados referenciais culturais. As estruturas e formas de sentir, pensar e agir são construídas em interação com uma dada cultura, antes, durante e depois,dentro e fora das experiências escolares.
A escola, enquanto componente formal da educação, entre outras funções, desenvolve métodos e procedimentos para transmissão e elaboração do conhecimento de um mundo de mudanças para um mundo em mudança. Por um lado, os conhecimentos, valores e procedimentos transmitidos são essenciais para a vida em sociedade. Por outro, podem cristalizar-se emparadigmas inadequados em relação à própria evolução da sociedade. Se a escola configurar-se como mero aparelho reprodutor de padrões de pensamento e de relação, ela perde seu sentido, desperdiça seu potencial quanto ao desenvolvimento dos sujeitos e da sociedade.
Nesse sentido, percebe-se que o trabalho do profissional da educação se constitui num compromisso político e coletivo de tomada de decisõessobre a formação intelectual e moral de novas mentes humanas em todas as instâncias do trabalho educativo. É o trabalho do educador que dá sentido ao trabalho do supervisor, mas este não pode ser predeterminado a não ser com a função articuladora da ação-reflexão-ação.
Neste trabalho, o objetivo é debater a função do supervisor escolar dentro de um mecanismo de avaliação escolar, o conselho declasse. Esse tema torna-se de fundamental importância na medida em que o conselho de classe é um espaço único de repensar da atividade escolar que envolve alunos, professores, servidores e pais em uma prática de reflexão-ação que eleva o patamar da educação em nível de cidadania, isto é, que objetiva formar cidadãos conscientes, em um processo essencialmente ético no cumprimento de seus deveres edireitos, inseridos em uma sociedade em permanente mudança.
Para tanto, dividiu-se o estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, resgata-se a função do supervisor dentro do seu contexto histórico e da importância que a função adquire no momento. No segundo capítulo, detalha-se a estrutura do conselho de classe em sua historicidade. No terceiro capítulo, enfoca-se a importância e o papel daavaliação no contexto do conselho de classe, como elemento essencial da formação da consciência crítica.

OBJETIVO E JUSTIFICATIVA
A esse respeito, Medina (1997, p.31) comenta que “o trabalho do supervisor, centrado na ação do professor não pode ser confundido com assessoria ou consultoria, por ser um trabalho que requer envolvimento e comprometimento”.
Para Medina (1995, p.153), “o supervisortem como objeto de trabalho a produção do professor – o aprender do aluno – e preocupa-se de modo especial com a qualidade dessa produção.”Portanto, o objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do aluno através do professor. Considera-se o papel fundamental do supervisor: ser o grande harmonizador do ambiente da escola.
O supervisor deve procurar ter consciência clara dos conceitos ecrenças que determinam sua maneira de agir, dos fins que pretende atingir e dos meios a utilizar. Por outro lado, faz-se necessário que ele conheça a natureza do homem com quem está lidando, conheça a natureza da sociedade em que esse homem está inserido, bem como o perfil da escola, seu Projeto Político-Pedagógico: só assim será possível orientar e ajudar, de acordo com as necessidades.
Deve buscar odesenvolvimento contínuo de cada pessoa que com ele trabalha, seja professor, aluno, funcionário seja membro da comunidade sob sua responsabilidade.
Supervisão é, portanto, o processo pelo qual se orienta a escola como um todo, para a consecução de suas finalidades.
Entende-se que fazer da supervisão uma ação problematizadora, através da comunicação dialógica com todos os envolvidos na...
tracking img