Projeto de seminario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


DIREITO
















PROJETO DE SEMINÁRIO






















Arapongas
2012
Projeto de Seminário




Nome do Seminário: Aborto


• Local: UNOPAR/ Universidade Norte do Paraná- Arapongas


• Período: 11/05 à 15/05


• Horário: das 18 às 21h


• Instituição Promotora:Universidade Norte do Paraná




I – Introdução


Esclarecimento sobre o tema:
Trata-se de um tema polêmico trazendo sobre si uma discussão concernente do direito individual, quando somos indagados se o aborto é ou não um direito da mulher; a debate jurídico na doutrina penal; aos aspectos desumanos da falência do Estado frente ao gravíssimo problema educacional e hospitalar;além, é claro, aos dogmas religiosos e, até, um debate quase metafísico sobre o início da vida.


Finalidade
O evento visa proporcionar um conhecimento mais amplo sobre o tema tratado. Com vários pontos de vista, os leitores poderão formar novas opiniões em relação ao aborto.


Importância do evento
Este projeto se justifica pelo recorrente interesse do estado. Oaborto não é importante para o desenvolvimento do país e sim a sua criminalização. Não podemos usar o pretexto de que muitas mulheres pobres morrem devido a complicações de abortos mal feitos e nem pretexto de igualdade entre as mulheres ricas que realizam o procedimento em clinicas em segurança. Tanto uma como a outra é uma criminosa e deve ser tratada como tal, afinal de contas é homicidiotriplamente qualificado: assassinato por motivo torpe; assassinato sem chance de defesa e negligência.


Clientela-Alvo
Estudantes universitários; alunos de escolas públicas e privadas de ensino
fundamental e médio; membros de organizações de direitos humanos e de
direitos da mulher.


Instituições Parceiras Pretendidas / Patrocínio
Secretaria de Justiça e DireitosHumanos do Estado do Paraná;
Movimento Mulheres Campo e Cidade
Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos
Amigos da Escola
Escola de Aplicação da UNOPAR


lI – Desenvolvimento


Objetivos


O objetivo desse trabalho é esclarecer questões ainda desconhecidas à cerca do aborto, como seu histórico, meios abortivos, legislação do aborto (lei noBrasil e a lei do exercício da enfermagem) e, compartilhar as representações dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem quanto à conduta na assistência prestada à mulher que esta em processo de abortamento. Tratando-se de um estudo qualitativo e descritivo que buscou a opinião de 13 profissionais que atuam na área materno-infantil nos hospitais das cidades de Vila Velha e Vitória. Osresultados da pesquisa revelaram que as representações dos profissionais sobre a assistência prestada passaram por uma concepção mais religiosa e mecanizada do que uma concepção de acolhimento e de uma assistência mais humanizada as mulheres. Foram videntes as dificuldades encontradas pelos profissionais ao responderem as questões sobre o aborto, devido ao tema ainda ser polêmico e por envolver questõesmoralistas que acabaram por interferir nas respostas dadas. Propomos estratégias de uma nova relação entre as clientes e os profissionais para tornar a assistência de enfermagem perante o aborto mais humanizada.

Informações sobre o tema:


Entendemos por aborto, a interrupção ilícita da gravidez, com a morte do feto, haja ou não expulsão, qualquer que seja seu estado evolutivo,desde a concepção até o momento antes do parto.
O aborto é embrionário antes do três meses e fetal ate o sétimo mês.
O aborto pode ser espontâneo ou provocado.
Aborto Espontâneo
É aquele que acontece por causas naturais. As principais causas são:
• Doenças febris intensas e agudas;
• Sífilis
• Albuminúria adiantada;
• Tumores uterinos...
tracking img