Projeto de reforço escolar

PROJETO REFORÇO ESCOLAR
LÍNGUA PORTUGUESA






Barreira – Araci – BA
Setembro de 2011
MARA SANTANA DE SOUSA









PROJETO REFORÇO ESCOLAR
LÍNGUAPORTUGUESA






Barreira – Araci – BA
Setembro de 2011
1 – JUSTIFICATIVA
O Projeto de reforço em língua portuguesa justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio didático epedagógico para suprir dificuldades de aprendizagens relacionadas a conteúdo de leitura, escrita e produção de textos. No dia-a-dia da sala de aula nem sempre é possível está trabalhandoindividualmente as dificuldades do aluno.
O reforço trata-se de oportunizar ao aluno e também ao professor situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica deste ou daquele aluno. Istoporque o número de alunos a atender é menor; é ainda mais estreita; sem falar que o tempo de trabalho com os alunos é mais bem aproveitado.
A decisão por reforçar conteúdo em Língua Portuguesajustifica-se também pelo fato de que nas avaliações de resultados; esta tem sido considerada crítica. Em consonância do bom desenvolvimento dos alunos para habilidades de leitura, compreensão, escrita eprodução, depende da boa aprendizagem de outras disciplinas.
O projeto pretende trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa através de textos diversos que contenham conteúdos complementares entre umadisciplina e outra; focando em ortografia, interpretações e produções de novos textos, nas diferentes tipologias textuais: narração, descrição e dissertação.







2 – OBJETIVOS
*Realizar nas aulas de atividades complementares um bom reforço em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª e 3ª série do ensino médio.
* Ler, compreender textos de diferentes gêneros a partir desuas características: conteúdos temáticos; composição; função comunicativa;
* Produzir textos analíticos descritivos oralmente e por escrito sobre determinada área do conhecimento, com base nos...