Projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila 3: Tecnologias

Projeto de Redes de Computadores (EIN-357) Professor: Luiz Fernando T. de Farias Contato: luiz.fernando@unigranrio.com.br

AGENDA Tecnologias Ethernet TDM Frame Relay ATM

luiz.fernando@unigranrio.com.br

Projeto de Redes de Computadores / Apostila-3

2

1 – Ethernet
INTRODUÇÃO O padrão Ethernet surgiu em 1972 nos laboratórios da Xérox (PARC) com RobertMetcalfe. Foi chamado de Ethernet DIX (criado pelas empresas DEC, Intel e Xerox); Como uma rede onde todas as estações compartilhavam o mesmo meio de transmissão, um cabo coaxial; A configuração utilizada para esta conexão foi a de barramento e utilizava uma taxa de transmissão de 2,94 Mbps; PADRONIZAÇÃO A falta de padronização dificultava o progresso das pesquisas e a venda de equipamentos; Com ointuito de resolver este problema foi homologado ao IEEE, em 1980, a responsabilidade de criar e administrar a padronização da ethernet; Desde a sua regulamentação pelo IEEE suas especificações foram totalmente disponibilizadas.
luiz.fernando@unigranrio.com.br Projeto de Redes de Computadores / Apostila-3 3

Rascunho feito por Metcalfe da primeira Rede Ethernet

luiz.fernando@unigranrio.com.brProjeto de Redes de Computadores / Apostila-3

4

IEEE 802.3 Comum a todos os padrões do IEEE é o padrão 802.2, que define o controle lógico do enlace (LLC – Logical Link Control). Infelizmente, a combinação do 802.2 com o 802.3 define um formato de quadro diferente do Ethernet original. Todo host conectado a um cabo ethernet possui 3 requisitos: 1. Tem que ser capaz de enviar e receberquadros usando o encapsulamento ethernet DIX usando a RFC 894 (encapsulamento dos datagramas para Ethernet); 2. Deve ser capaz de receber quadros IEEE 802, usando a RFC 1042 (encapsulamento dos datagramas para as redes 802 do IEEE), misturados com quadros DIX; 3. Pode ser capaz de enviar pacotes usando encapsulado do IEEE 802. Se o host puder enviar em ambos os tipos, o tipo deve ser configurável eo padrão default deve ser o DIX.
luiz.fernando@unigranrio.com.br Projeto de Redes de Computadores / Apostila-3 5

1) Características gerais A Ethernet é um padrão da camada física e camada de enlace; Opera à 10 Mbps, com quadros que possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes; O endereçamento é feito através de uma numeração que é único para cada host; Com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para aidentificação do fabricante e os 3 bytes seguintes para o número seqüencial da placa. 08:00:27:87:DA:E9 Este numeração é conhecida como endereço MAC – Media Access Control. 2) Regras de Controle de Acesso ao Meio O Algoritmo de Acesso CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detect) controla o acesso a um meio partilhado com a banda de 10Mbit/s; O compartilhamento se dá através de umHUB ou um cabo coaxial.
luiz.fernando@unigranrio.com.br Projeto de Redes de Computadores / Apostila-3 6

3) Formato do Quadro Ethernet A estrutura original do quadro DIX (DEC, Intel e Xerox) foi padronizada pelo comitê da 802 da IEEE, onde foram feitas duas alterações: 1º) A primeira foi reduzir o preâmbulo para 7 bytes e usar o último byte para delimitar o início do quadro. 2º) A segunda foialterar o campo tipo para comprimento (Length). Infelizmente, quando o 802.3 foi publicado já existia um número grande de hardwares e softwares baseados no DIX; Contudo, em 1997 a IEEE desistiu de ter um único formato como padrão, pois afirmou que em ambas as estruturas eram boas;

luiz.fernando@unigranrio.com.br

Projeto de Redes de Computadores / Apostila-3

7

IEEE 802.3
Preâmbulo SFD8 bytes 1B

DA
2/6 B

SA
2/6 B

TAM.
2 bytes

802.2 LLC

Dados
0 a 1500 Bytes

PAD
0 a 46 bytes

FCS
4 bytes

DIX (DEC, Intel, Xerox)
Preâmbulo
8 bytes

DA
2/6 B

SA
2/6 B

TIPO
2 bytes

Dados
0 a 1500 Bytes

PAD
0 a 46 bytes

FCS
4 bytes

PREÂMBULO: Todos os quadros iniciam com uma sequência de 8 bytes, cada um contendo o padrão 10101010, com a...
tracking img