projeto de Receação

1700 palavras 7 páginas
Projeto Recreação na Educação infantil – Brincar é coisa séria!
Publicado 6 de agosto de 2011 | Por Espaço Educar
>
”Deixo renascer em cada aula a criança que brinca comigo, para fazer brincar tantas outras crianças.”
( Raul Ferreira Neto – Recreação na escola)

Pesquisa e montagem do projeto: Professora Elizabeth (Espaço Pedagógico)
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil, faixa etária entre 02 e 05 anos.
Justificativa: O projeto Recreação na Educação infantil nasce de um profundo desejo de valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de interação, onde o aprendizado ocorra, sim, porém de modo dinâmico, vivo. Se observarmos com cuidado, veremos que os mesmos conteúdos que podem ser trabalhados de modo mecânico e nada agradável, se transformam, se abordados na perspectiva do jogo, da interação, do brincar. Porque brincar, para o adulto, pode ser sinônimo de perda de tempo. Mas para a criança, brincar é coisa séria. É brincando que ela adquire e forma conceitos, é brincando que ela começa a interagir e a socializar-se. São as regras do jogo, a participação ativa, o precisar enxergar o outro e analisar as próprias atitudes durante as atividades recreativas que fazem com que esses momentos sejam amplamente enriquecedores.
Desde noções espaço-temporais até identidade, socialização, tudo está envolvido nos jogos e brincadeiras, na recreação em si. Por isso o amplo desenvolvimento pessoal e social que pode ser alcançado durante os jogos.
É de extrema importância que durante os jogos e brincadeiras a criança tenha autonomia ou a desenvolva, que a interferência do adulto seja o mais reduzida possível e se permita à criança expressar-se, posicionar-se, ter iniciativa.
Declaração Universal dos Direitos da Criança: “... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo

Relacionados

  • Caracterização
    2254 palavras | 10 páginas