Projeto de reativação das seções de cinema na casa museu graciliano ramos

443 palavras 2 páginas
PROJETO DE REATIVAÇÃO DAS SEÇÕES DE CINEMA NA CASA MUSEU GRACILIANO RAMOS

Grupo PIAU
Arquitetura e Urbanismo - Ufal

Resumo:

O projeto pretende reativar as seções de cinema que eram realizadas no auditório da Casa Museu Graciliano Ramos no intuito de restabelecer o acesso da população da cidade de Palmeira dos Índios - AL a um ambiente de encontro comunitário e compartilhamento cultural, além de entretenimento visual, tendo em vista a carência de opções de diversão na cidade.
O projeto vai além de seções de cinema convencional em si, dando espaço a apresentações culturais / musicais nos intervalos e exibição de documentários educativos possibilitando debates sobre as temáticas apresentadas durante as seções.

Objetivo:

Devido à necessidade de novas opções de entretenimento na cidade, a reativação das seções de cinema possibilitaria encontros culturais, reforçado pelo local planejado que contém uma carga histórica e representativa aos habitantes da cidade, a Casa Museu Graciliano Ramos. O objetivo do projeto vai além do entretenimento, vislumbrando fins educativos com a exibição de documentários e compartilhamento da visão acadêmica e popular nos debates.

ELABORAÇÃO

Local

Devido à representatividade educacional da Casa Museu Graciliano Ramos, sua importância histórica para a cidade e o atual desuso de seu auditório para fins culturais, este foi escolhido como melhor local para a implantação do projeto. Também por incentivar a visita popular, mesmo que involuntária ou momentânea, ao acervo do museu, além de ser um dos poucos ambientes públicos com espaço para comportar uma quantidade de pessoas razoável e boa localização, no centro da cidade.

Temática

A comunidade em geral não apresenta o costume de debater temáticas muito acadêmicas, por isso os temas dos filmes principais selecionados devem ser um pouco mais descontraídos, cômicos, por muitas vezes relacionadas à realidade local, mas sem ater-se firmemente a isso. Dessa forma, os

Relacionados

  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas