PROJETO DE REABILITAÇÃO DE CENTRO HISTÓRICO: A ZONA PORTUÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

4204 palavras 17 páginas
Apresentação

Este trabalho foi realizado durante a disciplina Patrimônio Cultural, lecionada no oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, sob orientação dos professores Leonardo Barci Castriota e Paulo Henrique Alonso. Esta disciplina tem por objetivos transmitir aos alunos do curso informações sobre a conceituação e emprego dos principais instrumentos usados para a preservação do patrimônio cultural.
Este ensaio realizado contribui bastante para a formação dos alunos, pois permite a observação e análise de um plano urbano de reabilitação de conjunto histórico já implantado, abordando a situação do conjunto anteriormente à intervenção e os resultados obtidos através da mesma. A importância da pesquisa se dá ainda por permitir a análise dos mecanismos utilizados no referido plano, que servirá como um ilustrativo das diferentes idéias e instrumentos estudados durante o curso.
A presente pesquisa foi feita com base no projeto de preservação do patrimônio cultural e reabilitação urbana da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como Porto do Rio, publicado no ano de 2001, e que encontra-se em fase de implantação.
Este ensaio contém uma análise sucinta sobre as características e as estratégias utilizadas nas intervenções promovidas pela Prefeitura do Rio, que busca identificar os seus pontos positivos e negativos. A pesquisa traz a identificação dos bens construídos existentes e suas formas de proteção, quais os principais problemas das áreas portuárias e quais as principais modificações ocorridas na paisagem dessa área do Rio de Janeiro.
O trabalho continua ainda com a apresentação da atual situação da área, identificando os bens culturais construídos existentes e as formas de proteção ali utilizadas. O ensaio termina com a discussão dos principais pontos negativos encontrados no plano, e quais outras possíveis formas de tratamento desse patrimônio no processo de planejamento da cidade, buscando uma atuação mais eficiente.

Relacionados