Projeto de qualidade de vida no trabalho - relacionamento interpessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho
Relacionamento Interpessoal

Novembro, 2011

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO
2. AFINAL O QUE É QVT?
3. SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA
4. NOSSO PROJETO
4. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS





1. INTRODUÇÂO

O trabalho é vital para o ser humano. E hoje em dia, a necessidade das empresas de se tornarem competitivas, colocou-as de frente com a buscapela qualidade de vida, que deixou de ser um diferencial competitivo para tornar-se uma condição de sobrevivência.
A qualidade de vida no meio profissional destaca-se em dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar no ambiente de trabalho e com a eficácia organizacional, juntamente com participação dos funcionários nos problemas e decisões internas. Criando assim um ambiente onde aspessoas envolvidas possam se sentir bem, seguras e confortáveis; tendo um bom relacionamento com a gerência, elas mesmas e sua equipe, confiantes na satisfação das próprias necessidades e ao mesmo tempo cooperando mais com o grupo. Logo, adquirindo uma motivação a mais para fazem seu trabalho com mais qualidade.
“Embora não haja respostas simples para a questão da motivação um importante pontode partida reside na compreensão das necessidades do empregado”. - Newstron
Tendo em mente a melhoria da qualidade de vida no nosso ambiente acadêmico, elaboramos um projeto com o objetivo de aumentar a interação entre os colegas de sala de aula, despertar a troca de idéias, criando assim um ambiente confiável que gere pessoas com iniciativa e criatividade




2. AFINAL, OQUEÉ QVT?

AQVT, ou qualidade de vida no trabalho, é uma preocupação decorrente dos séculos XX e XXI. Com a necessidade de uma produção em larga escala, fruto do capitalismo e da sociedade consumista, as empresas começaram a ter que empregar uma grande mão de obra para potencializar a fabricação de seus produtos.
No final do século XVIII aconteceu a chamada 1ª Revolução Industrial. Durante esse período o queregia as indústrias era o capital, e o seu tamanho estava diretamente relacionado à sua capacidade de produção. Não havia uma preocupação com os empregados, logo suas condições de trabalho só eram ditadas pelo tanto que eles poderiam oferecer de lucro para a empresa, não importando quem estava trabalhando e sim se estava trabalhando no máximo de sua capacidade.
A partir de então o mundo passoupor várias fases em se tratando do relacionamento das empresas com seus operários. As máquinas foram se aprimorando cada vez mais, substituindo a mão de obra humana, fazendo com que muitos, que em uma época eram obrigados a se especializar em algo pontual, perdessem seus empregos e outros se readaptassem às exigências de mercado. Surgiram sindicatos de operários, que passaram a lutar por melhorescondições de trabalho. Novas doenças foram surgindo, parte pelo novo estilo de vida que passou a ser imposto, parte pelo aumento de pesquisas de males que já existiam mas não recebiam a devida atenção. O que podemos destacar como ponto principal foi a criação da Organização Internacional do Trabalho, que luta para que todos os trabalhadores tenham condições decentes de trabalho, bem como a criaçãoda Declaração Universal dos Direitos Humanos, que luta pela igualdade de todos e por condições humanitárias a todas as pessoas do mundo. O acúmulo desses fatores, assim como o avanço de estudos psicológicos, fisiológicos, sociais e ergonômicos levaram ao surgimento de estudos sobre QVT e sua influência nas organizações.
A busca por uma boa qualidade de vida no trabalho visa não só à adaptaçãoa regulamentos externos como também ao incentivo aos funcionários. Ela está intimamente relacionada com o clima e com a cultura organizacional e, se a QVT de uma empresa é alta, sua produção também o será. Para saber o nível da qualidade de vida no trabalho dos empregados de uma empresa o principal quesito a ser analisado é a satisfação dos funcionários com a organização. Alguns indícios de que...
tracking img