Projeto de prevenção as drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE
ESCOLAS PÚBLICAS
Tutora: Leticia Cauchick Fontes

Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Vicente Freire
Rua Tietê, 276 Bairro Igara Canoas/RS

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS:
A IMPORTÂNCIA DA INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE

Andréia da Silva Londero
Carla Andrea De Barba
Hetiele RodriguesLetícia Senger
Luciane Doro Cavalcante
Tânia Trindade da Silva

Canoas, 03 de março de 2011.

1. INTRODUÇÃO

A Escola estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire localiza-se à Rua Tietê, 276 – Bairro Igara/Canoas/RS. Oferece Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Pertence ao Sistema Estadual de Ensino, sob jurisdição direta da 27ª Coordenadoria Regional de Educação.
O espaçoescolar constitui-se em local privilegiado onde, se por um lado se explicitam as contradições e antagonismos, por outro é possível que se constituam e se articulem interesses sociais mais justos, democráticos e solidários.
Por se entender que cabe à escola a função de ensinar e de educar, recai especialmente sobre o professor desempenhar um papel ativo de ordenar, conduzir e mediar o processoeducativo.
O professor, com base no cotidiano da escola, pode e deve criar situações pedagógicas para promover as mudanças necessárias.
Frente ao alarmante índice de adolescentes dependentes químicos, é imprescindível que a escola instituição priveligiada em multiplicar conceitos atitudinais desenvolva um trabalho de orientação preventiva e reflexiva quanto as consequências prejudiciais decorrentes douso de drogas.
Desenvolver essa abordagem consolida a educação como forma de intervenção no mundo, formando cidadãos capazes de decidir com autonomia seus destinos. "Ensinar é uma especificidade humana"(FREIRE, 2007)
Nortear nossos jovens a um caminho que os conduza a uma vida saudável e livre das drogas requer um trabalho focado no comprometimento, com práticas motivadoras embasadas nainterdisciplinaridade e transversalidade, a curto e longo prazo.

1.1 Aspectos Teóricos
Segundo dados do OBID (Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas) o consumo de drogas no Rio Grande do Sul está virando uma epidemia. As drogas estão corroendo famílias em todas as classes sociais e transformando-se em um mecanismo perverso do crime organizado. O mais triste é saber que a maioria dosconsumidores é de adolescentes, jovens que estão entregando sua vida em troca de minutos de ilusão, de euforia.
A escola, como ambiente formador deve estar preparada para promover a saúde de forma integral, buscar parcerias para ações integradas de prevenção e envolver a comunidade nesta temática. Isso se dará através desse projeto.

1.2 Contextualização da escola
A escola está inserida numacomunidade com situação sócio-econômica e cultural média onde se constata a necessidade de tanto o pai quanto à mãe trabalharem fora para prover a família em suas necessidades. A escola, por sua vez, insere-se nesse contexto, com a realização de um trabalho participativo, organizado, atuante. A proposta inicial é o desenvolvimento de um trabalho fundamentado no diálogo e na troca de experiências,proporcionando a integração escola-família-comunidade.
A escola tem uma proposta pedagógica que visa o desenvolvimento e a promoção do ser humano. Para tanto, propõe-se a uma análise permanente da realidade, revendo metas e adequando estratégias que possibilitem o alcance de uma escola atualizada, competente, aberta à comunidade, acolhedora, criativa e com espaço para o exercício da cidadania.

2.OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento dos educandos e educadores sobre os riscos do uso das drogas, reconhecendo um conjunto amplo de melhorias possíveis e desejáveis quanto aos danos causados por ela, no organismo, bem como no âmbito psicológico, escolar e social.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.1.1 Para os educadores:
Sensibilizar os professores para a abordagem da questão;
Ajudar o...
tracking img