Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. TEMA.........................................................................................................................................03
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA ......... ...........03
3. PROBLEMA ...........03
4. HIPOTESES DE ESTUDO ...........04
5. OBJETIVOS ...........04
6 JUSTIFICATIVA ...........05
7 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA..............................................................................................05
8 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ...........06
9 CRONOGRAMA........................................................................................................................06
10 ORÇAMENTO..........................................................................................................................07
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................................08

PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

DIREITO DA MULHERNO MERCADO DE TRABALHO

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Nesta breve pesquisa sobre o direito da mulher, procura-se analisar os seus conceitos no direito ao trabalho, na qual a mulher sempre viveu num mundo machista e preconceituoso de supremaciamasculina, com liberdade restrita anulada. Dentro de contexto histórico, a cultura druída despertou uma veneração particular pela mulher durante a idade Média.
Em relação à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), podemos mencionar que a mulher esteve confinada dentro do lar por milênios, sendo encarregada dos chamados trabalhos domésticos, acumulando funções de esposa e mãe. O fato de ela deixaressas funções era visto com certa apreensão, pois, com certeza, teriam que ser substituídas pelas extras domésticas.

3 PROBLEMA

O preconceito, crescente no meio social, representa um importante desafio a ser enfrentado, notadamente, no que tange à problemática do fracasso das leis, sobre várias proibições discriminatórias ao trabalho feminino.
Com a adoção ampla do Principio da Igualdade pelaConstituição Federal obteve resultado à proibições que impedem o acesso a serviços com prorrogações da jornada, o trabalho insalubre, perigoso, noturno, em subterrâneos etc?

4 HIPÓTESE DE ESTUDO

O fato de a mulher deixar as funções domésticas era visto com certa apreensão além disso, havia outros fatores que influenciavam, na opção dos homens e as mulheres deixassem o serviço domésticopara se dedicar ao trabalho fora do lar.
Um desses atores era o receio de que o contato com sexo oposto viesse a tirar o recato feminino desejado, isso sem falarmos de certos patrões, em virtude da grande concorrência pelas vagas existentes, só davam ocupação em troca de regalias. Infelizmente fazem esse tipo de seleção ao qual elas por motivos diversos, algumas cediam. Deste modo, surgiu grandeinteresse por parte do legisladores em criar uma legislação “protetora” do trabalho da mulher fora do lar. A preocupação dos homens públicos com a proteção da mulher contra a exploração de sua foça de trabalho teve seu marco com o decreto 21.417 de 1932 que estabelecia pontos essenciais como por exemplo, a igualdade salarial, sem distinção do sexo, a licença remunerada para gestantes, e aproibição da demissão da gestante pelo simples fato da gravidez.

5 OBJETIVOS
A mulher esteve adormecida durante várias décadas, aceitando a situação de dependência. A sua luta, inicialmente, foi esparsa, personagens solitários rebelavam-se contra essa situação; porém hoje, a mulher tem plena consciência de seu potencial, dos seus direitos e demonstra seu grande valor como cidadã, como mãe, comotrabalhadora. A lei tem quebrado barreiras, conceitos e preconceitos e a sociedade como um todo precisa se engajar nessa luta que é de todos. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente e construir novos conhecimentos à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, com vistas à preservação dos direitos humanos, especialmente, à promoção da inclusão social a partir dos estudos realizados....
tracking img