Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE Maria Inês Souza Bravo* Maurílio Castro de Matos** Introdução O presente trabalho é fruto de reflexões sobre a experiência de assessoria a movimentos sociais na luta pela política pública de saúde. Busca por meio de reflexões contribuir para o debate sobre a importância da universidade e dos seustrabalhadores na democratização do Estado e da sociedade brasileiros. Pretende, especialmente, refletir sobre o potencial de contribuição do Serviço Social para esse processo e, assim, visa colocar a relevância deste tema no debate profissional. Objetivos - Buscar estratégias para o fortalecimento do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira; - Desenvolver ações para a contribuição do ServiçoSocial na luta pela democratização da sociedade e do Estado brasileiros, através da potencialização dos movimentos sociais na luta pelos seus direitos; - Contribuir para o debate do Serviço Social sobre a temática assessoria, pouco estudada na trajetória profissional, mas em voga no momento.

*

Doutora em Serviço Social (PUC/SP). Assistente Social. Professor Adjunta da Faculdade de ServiçoSocial da UERJ. Coordenadora do Projeto “Políticas Públicas de Saúde: O Potencial dos Conselhos do Estado do Rio de Janeiro”. ** Mestre em Serviço Social (UFRJ) e Doutorando em Serviço Social (PUC/SP). Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias/RJ e Professor Assistente da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Integrante do Projeto “Políticas Públicas de Saúde: O Potencial dosConselhos do Estado do Rio de Janeiro”. Endereço: Rua Paraguaçu, 404/504, Perdizes, São Paulo, SP,CEP: 05.006-011. Telefone: (11) 3872-6239.E-mail: mauriliomatos@ig.com.br.

Metodologia O trabalho aqui apresentado se pauta em uma pesquisa bibliográfica sobre o Serviço Social, os movimentos sociais e, em especial, sobre assessoria. A análise bibliográfica é efetivada tendo como referênciaconcreta os dados empíricos coletados no Projeto de pesquisa e extensão “Política Pública de Saúde: O Potencial dos Conselhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”. Este projeto busca articular a pesquisa e a extensão, através da investigação sobre o potencial político dos conselhos de saúde e da assessoria aos segmentos comprometidos com o controle social nesta política pública. Apenas de maneiradidática, quase que esquemática, apresentaremos panoramicamente o trabalho desenvolvido em cada parte do tripé ensino-pesquisaestensão. O ensino se dá através da disciplina estágio supervisionado, espaço onde se aprofundam as seguintes temáticas: política de saúde, controle social na saúde e o trabalho do assistente social na saúde. A disciplina é ministrada em forma de oficinas, com convidadosexternos nos debates promovidos e com a participação de outro sujeitos (professores, assistentes sociais, alunos não estagiários) envolvidos no projeto de pesquisa e de extensão. A pesquisa tem se pautado em investigações sobre o potencial político dos conselhos de saúde e a potencial contribuição dos movimentos sociais e dos trabalhadores de saúde na construção do SUS. A extensão consiste naassessoria aos diversos sujeitos sociais que se comprometem com a construção da política pública de saúde. Nesta frente, o campo de estágio tem experiências de assessoria na elaboração de planos municipais de saúde, a realização de cursos de capacitação para conselheiros e a assessoria ou o acompanhamento aos conselhos de saúde, bem como aos fóruns de articulação dos trabalhadores da saúde e dosmovimentos sociais. É este último componente do tripé que privilegiamos neste trabalho.

Resultados Podemos começar com uma pergunta: como se dá o processo de negociação da assessoria neste campo de estágio? Afinal, o processo de assessoria é uma relação pautada no poder do saber e não no poder de mando e se cabe a quem recebe a assessoria acatar ou não as eventuais sugestões, como se dá o processo...
tracking img