Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa Metodologia Infantil nas Séries Iniciais
1 - INTRODUÇÃO
A educação está oportunizando mudanças no pensar da criança e percebe-se que o seu modo de olhar o mundo já não é mais o mesmo. É nessa perspectiva que se apresenta a educação Infantil: a oportunidade de dar às crianças uma "nova" infância. Uma infância que tem de ser respeitada em seus interesses e curiosidades, em quea criança deve brincar muito e, através da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.
Sabe-se que a criança possui necessidades e características peculiares e a escola desempenha um importante papel nesse aspecto, que é oferecer um espaço favorável às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo para o desenvolvimento de forma agradável esaudável.
Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando, a criança aprende.
Brincar é algo inerente ao ser humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. Na infância, ele assume papel de destaque, uma vez que permeia todas as relações da criança com omundo. Estudos sobre o assunto revelam, inclusive, que crianças que brincam bastante tornam-se adultos mais ajustados e preparados para a vida.
Baseando-se na teoria Vigotskiana, percebe-se a importância da brincadeira como fonte de promoção do desenvolvimento infantil. Vigotski afirma que, "apesar do brinquedo não ser o aspecto predominante da infância, ele exerce uma enorme influência onde acriança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas" (Rego, 2002, p.80).
Assim, com base nas informações obtidas, torna-se possível elaborar uma proposta que inicia uma nova prática pedagógica. Uma prática onde a brincadeira infantil não é apenas valorizada como um aspecto natural da criança, mas como um excelente meio de promover a aprendizagem.
2 - PROBLEMA
Como abrincadeira deve ser introduzida no planejamento docente da Educação de Séries Iniciais para cumprir sua utilidade pedagógica?
Como a brincadeira deve ser aproveitada na prática pedagógica, respeitando-se o caráter natural na criança?
Por que brincar na escola?

3 - HIPOTÉSES

Na escola cada brincadeira é planejada, conduzida e monitorada. A ação do educador é fundamental. Ele estrutura ocampo das brincadeiras, por meio da seleção e oferta de objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, do arranjo dos espaços e do tempo para brincar, a fim de que o aluno alcance objetivos de aprendizagem predeterminados, sem limitar sua espontaneidade e imaginação.
Hoje, o brinquedo educativo e o brincar, estão sendo vistos como imprescindíveis no aprendizado e de nossas crianças. Cada vez mais, pais eeducadores estão conscientes da necessidade de ajudar suas crianças no desenvolvimento de suas habilidades através de atividades lúdicas.
Ensinar é uma tarefa não repetitiva. Dois grupos de alunos nunca são iguais; nem uma classe é a mesma de um dia para outro. O mundo ao redor da sala de aula muda constantemente; o próprio professor muda. O professor tem a oportunidade de ser criativo com todasessas condições mutáveis. Se rejeita a "mesmice", isto é, a alternativa de recair em uma ação habitual, sem pensamento, e toma conscientemente uma decisão baseada na análise de fatores velhos e novos presentes numa situação, estará se empenhando na implantação de um processo criativo.

4 - OBJETIVOS:
4.1 - Objetivo Geral.
Conscientizar os profissionais sobre a importância do desenvolvimentode atividades lúdicas e culturais de forma sistemática, para que reconheçam esta prática como desenvolvimento à solidariedade social.
Incentivar toda a equipe da creche a desenvolver a prática do faz-de-conta, considerando que ele proporciona às crianças experiências que contribuem para o seu desenvolvimento integrado sob vários aspectos.
4.2 - Objetivos específicos:
* Desenvolver uma...
tracking img