Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

FABIANA MARIA DE FARIAS SILVA

ABUSO SEXUAL INFANTIL

MACEIÓ
2012

1. Introdução
Este é um projeto de pesquisa bibliográfica apresentada a Unopar (Universidade Norte do Paraná) por mim, Fabiana Maria De Farias Silva, como requisito parcial para avaliação da disciplinaEstatistica e indicadores Sociais, do 7º período do curso de Bacharel em Serviço Social do Polo do município de Maceió no estado de Alagoas.
O referido projeto abordará o abuso sexual infantil, seu mecanismo de desenvolvimento e estratégias de proteção eficazes. Essa violência é multicausal e vem atingindo cada vez mais as crianças em nosso país, pois esse problema é mais comum e frequente do que asociedade imagina.

2. Delimitação e formulação do Problema
Este projeto vem à pesquisa do abuso sexual infantil na perspectiva de conhecer os mecanismos de desenvolvimento do abuso bem como de praticas de prevenção do mesmo. O Abuso Sexual Infantil ocorre quando um adulto abusa de uma criança, podendo ocorrer em ambiente familiar ou fora dele. Consiste no ato de uma pessoa usar a criança paraobtenção de prazer sexual, também podendo se classificar exploração sexual, estimulação a prostituição, turismo sexual e pornografia infantil.
Em dados obtidos por Braun em suas pesquisas, destacou que há um número significativo de crianças abusadas sexualmente entre os 10 aos 14 anos, em segundo entre os 5 a 9, depois 15 a 17 e 4 anos.
Esse não é só um problema da criança, e sim de uma rede depessoas, que juntos devem formar uma rede de proteção. Uma rede de proteção é constituída de várias pessoas e organizações (família, instituições religiosas e Associações de Bairro, CRAS, ONGS, escolas, Conselho Tutelar, delegacia, Serviço de Acolhimento as Vitimas de Violência, unidades de saúde, Serviço de Enfrentamento da Violência do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, abrigos,Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude.
Abusadores sexuais não são facilmente reconhecidos, sendo em sua maioria pessoas aparentemente acima de qualquer suspeita, normalmente são pessoas que de alguma forma conquistam a confiança das crianças, que se comportam como amigo da família. Umas das características são inventarem motivos para ficar a sós com as crianças, entrega depresentes com o intuito de conquista a simpatia e também com forma de comprar o silencio. Jogam com o psicológico, aproveitando de algum problema ou da baixa autoestima que por ventura a criança possa ter, coloca que o abuso sexual sofrido é culpa dela, ameaçam dizendo que vão matar os familiares, que ninguém ira acreditar no que a criança contar a respeito da situação.
Este problema ganhou forçascomo violação dos diretos das crianças e dos adolescentes com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990.
É de suma importância que a família esteja atenta a sinais que possam caracterizar uma ameaça às crianças, aos comportamentos de adultos já descritos acima e outros sinais como físicos e psicológicos. A criança pode sentir medo constante das situações e das pessoas, vergonhaem excesso, passa a se comportar como pessoas hostis, que carregam raiva, ódio sem motivos aparentes, demonstram uma baixa autoestima fora do padrão da normalidade, se isolam traçando para si um sofrimento que o imobilize de ter uma vida normal e saudável e crianças que ficam bastante tempo no uso da internet, tendo como este seu único meio de comunicação com a sociedade e sempre escondendo asatividades que realizam neste meio de comunicação.
A família é a primeira instituição que o individuo faz parte, onde suas bases são construídas, dependendo de um ambiente favorável para a construção de uma personalidade saudável, um ambiente favorável é construído com práticas de cuidados emocionais e físicos que os pais têm com a criança. São importantes esses aspectos para construção de um...
tracking img