Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

TRABALHO DE TEORIA GERAL DOS SITEMAS

Ullisses de Brito Silva

PICOS
2011

RESUMO

As redes sem fio estão em franca expansão, por oferecem inúmeras vantagens. Uma das grandes vantagens deste tipo de rede é a flexibilidade oferecida. Sem a necessidade de cabos, os usuários estão livres parase moverem livremente enquanto estão conectados à rede de forma transparente. Em locais onde não é permitida a passagem de cabos, como em prédios históricos, ou o custo do cabeamento é significante, redes sem fio são, sem dúvida, uma solução de menor custo.
Apesar dessas vantagens, estudos feitos ao longo de seu uso mostraram fragilidades em sua estrutura. Estes estudos demonstram apossibilidade de comprometimento tanto da confidencialidade de dados, quanto da autenticidade de dispositivos. Este trabalho visa promover um estudo da tecnologia utilizada para as redes locais sem fio, sua padronização, seu funcionamento, os problemas de segurança presentes e as possíveis soluções para ter um ambiente de rede sem fio seguro.

Palavras chaves: Redes, Segurança em Redes, Wireless, IEEE802.11, WEP, WPA,
Criptografia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4
3. JUSTIFICATIVA....................................................................................................... 6
4. DESENVOLVIMENTO TEORICO.......................................................................... 7
5.METOLOGIA............................................................................................................. 9
6. CRONOGRAMA....................................................................................................... 10
7. REFERÊNCIAS……………………………………………………………………. 11

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje a tecnologia evolui cada vez mais e de acordo com as nossas necessidades e amobilidade é cada vez mais necessária seja no cotidiano ou no ambiente de trabalho.
As comunicações sem fio foram desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial para aplicações militares. O objetivo dessas técnicas de transmissão era prover comunicações de voz seguras e confiáveis. A utilização dessa descoberta despertou o mercado computacional para a possibilidade de abolir a utilização de cabosem redes locais aumentando diariamente o número de usuários de redes sem fio.
Tecnologias de serviço móvel estão por todas as partes e a integração digital proporciona que não só equipamentos de uso consagrado como os celulares tenham acesso sem fio a serviços de comunicação muito úteis a empresas, mas também os computadores, laptops e palms também usufruam desta mobilidade. Como universitáriosda UFPI e com a parceria da Empresa e do Condomínio, temos a viabilidade para execução da pesquisa, assim contribuindo cada vez mais para assegurar a privacidade de todos que utilizam redes sem fio, implementada através do resultado desta pesquisa.

2. JUSTIFICATIVA

As redes sem fio, hoje, já são uma realidade, em muitos locais, como universidades, grandes empresas e usuários domésticos, atendência é que essa tecnologia esteja cada dia mais presente em nossas vidas, possibilitando que possamos, por exemplo, acessar a Internet, bancos de dados de empresas e instituições em qualquer lugar em que estejamos com nosso computador portátil, sem que haja a necessidade de fios, ou linha telefônica.
As redes sem fio vêm sendo cada vez mais utilizadas para prover conectividade dentro deinstituições. Além de serem utilizadas para criar links à distância entre organizações, suas filiais e clientes. Este é um novo cenário onde pessoas mal intencionadas podem ganhar acesso à rede e comprometer os computadores ligados nesse tipo de rede, transformando-a em um ambiente potencialmente inseguro, pois a maioria das pessoas não leva em consideração a segurança e o desempenho de suas redes,...
tracking img