Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade existe a prática dos registros de cuidados de pacientes sob a forma mais rudimentar. Estudos mostram que eram feitos escritos sobre as doenças e sua evolução nos pacientes, porém, segundo mezzomo (1977, apud Luz, Martins e Dynewicz, 2007), só foram encontrados documentos a partir de 1137 num hospital em Londres.
Oficialmente, a auditoria ganhou importância edesenvolvimento na Inglaterra, durante a revolução industrial e a partir daí se disseminando para o resto do mundo. No Brasil, segundo Attie (1998), a auditoria só foi oficializada em 1968 através do banco central do Brasil com o crescimento industrial nacional e internacional.
Antes de 1976, as atividades de auditoria com base no então instituto nacional da previdência social (INPS) eramrealizadas pelos supervisores, por meio de apuração em prontuários de clientes e contas hospitalares, porque nessa época não havia auditoria direta em hospitais. Em 1983 a auditoria passa a ser realizada nos próprios hospitais. Na área de enfermagem, a auditoria se iniciou nesse mesmo ano em São Paulo, com padrões estabelecidos para sustentar a SAE (Sistematização do Serviçoes de Enfermagem) e daí foiimplantada também em outros hospitais.
A auditoria na saúde vem como uma necessidade tanto de avaliar/qualificar o atendimento ao cliente quanto de reduzir os custos e glosas por parte dos convênios de saúde, através do prontuário do paciente. Em suma, o papel da auditoria em saúde é melhorar ao máximo a qualidade da assistência ao paciente com o mínimo de custo.
Na realidade da enfermagem,Kurcgant, 2006, confirma tal afirmação citando:

É indiscutível a necessidade e a importância de informação que propicie a todos os elementos da equipe de enfermagem, informações necessárias ao desenvolvimento da assistência. Assim sendo, o sistema de informação em enfermagem viabiliza o processo de comunicação entre os integrantes da equipe de saúde e o cliente.

Por conseguinte, percebemos adimensão e importância que a auditoria e os registros de enfermagem vem tomando nos últimos anos, numa demanda por serviços de qualidade que ainda mobiliza tanto profissionais como instituições.

2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

2.1 Delimitação do tema
Relação entre registros de enfermagem e glosas de convênios da UTI neonatal de um hospital privado na cidade de salvador no período de janeiro ajunho de 2012.

2.2 Problema
Qual a relação entre os registros de enfermagem e as glosas hospitalares?

2.3 Justificativa
A partir da vivencia numa UTI neonatal, percebi algumas irregularidades nos registros de enfermagem ocasionando a glosa de alguns materiais. Diante de uma análise minuciosa de amostra de prontuários, pretendo identificar as principais falhas nos registros deenfermagem, bem como definir quais as medidas necessárias para garantir a exatidão dessas anotações e checagens. Para isso apresentarei os resultados obtidos aos funcionários, junto aos valores glosados para tomarem ciência e assumirem uma postura mais consciente e responsável da real importância do registro de enfermagem.

2.4 Objetivos

2.5.1 Objetivo Geral
Mapear a relaçãoentre as glosas hospitalares e as anotações de enfermagem.

2.5.2 Objetivos Específicos
* Verificar a relação entre as anotações de enfermagem e as glosas hospitalares;
* Identificar os itens mais glosados nas contas hospitalares;
* Avaliar quais registros de enfermagem mais frequente nas glosas;
* Conscientizar os profissionais quanto a importância do registro deenfermagem.

2. REVISÃO DE LITERATURA

Auditoria é um instrumento de controle de qualidade de qualquer serviço de enfermagem através do exame oficial de registros de enfermagem com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado.
Dentre as finalidades da auditoria em enfermagem, tem-se: a identificação das áreas deficientes do serviço de enfermagem, remanejando e aumentando o pessoal,...
tracking img