Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR TEOLÓGICO CRISTÃO – IESTEC
DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
Pólo: Maracanaú

PROJETO DE PESQUISA

ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

TEREZA CRISTINA BARROSO UCHOA

Maracanaú – CE
2012

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO CRISTÃO – IESTEC
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃONECESSÁRIA

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Ensino Superior Tecnológico Cristão – IESTEC, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso de Pedagogia
Orientador: Professor Gledson Ferreira

Maracanaú – CE
2012

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.......................................................................4

1.1 Contextualização

1.2Problematização

1.3. Pergunta disparadora

2 - JUSTIFICATIVA.....................................................................7

3 - OBJETIVOS DA PESQUISA.................................................8

3.1 Objetivos Gerais

3.2 Objetivos específicos

4 - METODOLOGIA..................................................................9

5 - REFERÊNCIASTEÓRICAS...............................................10

6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................18

1. INTRODUÇÃO

Desde os primeiros anos de vida, a criança começa a participar do processo de aprendizagem: através de suas primeiras palavras, seus gestos e ações ela se comunica com o meio. Do laço familiar surge à base do comportamento infantil de livre expressão,pois ela tende a imitar aqueles que a rodeiam. Tal processo expandir-se a partir do momento que a criança começa a freqüentar a escola, assim, modificar-se gradualmente, aumentando seu conhecimento.
Partindo do pressuposto de que a escola é a extensão do lar, podemos dizer que esta deve intensificar a interação entre a criança e a família, o que favorecerá o processo educativo e a formação dosindivíduos. O trabalho da família integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem da criança.
A relação família-escola é, hoje, tema em destaque na discussão sobre a garantia do sucesso ou do fracasso dos alunos na escola. Freqüentemente ouve-se dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desempenho do aluno, nessesentido o objetivo desta pesquisa é verificar como esse apoio poderá ser influenciável.
Para que haja na educação aprendizagem afetiva e clara, um processo longo nos primeiros anos escolares é preciso que exista um propósito definido no contexto em que a escola o aluno e a família sejam aliados. Mediante esta discussão introdutória, a qual relata a importância deste estudo, o interesse por estetema na pesquisa, tomará por base experiência própria, relacionado ao meu filho, sempre estive auxiliando nas atividades extras ou mesmo revendo o que foi ensinado em sala de aula, juntamente com o diálogo com os professores e o tempo trabalhado na área de educação. Assim sendo, verificará se esta ajuda tem tido alguma contribuição quando surgem alguns problemas referentes à aprendizagem escolar.Compor uma parceria entre escola e família pressupõe de ambas as partes, a compreensão de que a relação família-escola deve se manifestar de forma que os pais não responsabilizem somente à escola a educação de seus filhos e, por outro lado, a escola não pode eximir-se de ser co-responsável no processo formativo do aluno. A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuir no processoensino aprendizagem do Ensino Fundamental, e por entendermos que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo nessa faixa etária.
Neste sentido, além do estudo das estruturas e das funções da família e da escola, havemos de considerar, também, as transformações que estão ocorrendo na sociedade...
tracking img