Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Vale do Acaraú
IDECC- Instituto de desenvolvimento, educação e cultura do ceará

Resenha crítica:“o nome da rosa”
Disciplina: Metodologia do trabalho cientifico
Professor:Marcos Eduardo Gomes costa
Aluna: Luciana Coelho da Silva
Canindé-Ceará,08/09/2012

Dirigido por Jean Jacques, baseado no romance de Umberto Eco, “o nome da rosa” é um filme com duração de 130minutos e tem como atores principais Sean Conery (franciscano William de Baskervill) e Christian Sleter( o aprendiz Atsu de melk).
O filme inicia-se com o relato do noviço sobre uma historia ocorridano ano de 1327 em um mosteiro de monges beneditinos situado no norte da Itália.
A historia gira em torno de mortes misteriosas de alguns monges dentro do mosteiro. Na tentativa de desvendar taismortes, chega ao convento um monge franciscano chamado William, que usando de conhecimentos científicos e sabia observação começa ligar as mortes à restrição ás obras que viviam guardadas na biblioteca domosteiro. Após analisar várias evidencias, William percebe que todos os mortos trazem uma mancha roxa no dedo indicador e na língua, mancha essa, causada pelo envenenamento das páginas de uma obrade Aristóteles sobre o riso, que fora escondida sob pena de morte para quem desobedecesse a ordem de não a lerem, por ser tal obra considerada pelos monges uma blasfemea e meio de proliferação dopecado e desobediência a Deus, pois os monges acreditavam que “ o riso mata o temor, sem temor ao diabo não há Deus”, como foi colocado por um dos religiosos no filme.O fato de estarem o dedo indicador ea língua manchados, levou William a associar isso ao movimento gestual que os monges faziam ao folhearem os manuscritos.
O Abad, não satisfeito com as conclusões de William, pois não favoreciam emnada o que a igreja pregava, pelo contrario, colocava em questão os conceitos cristãos da época, convoca a santa inquisição na pessoa do Grão-Inquisitor Bernard Gui, que usava métodos de tortura para...
tracking img