Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Viviane
Renata
Raphael
Thathy
Carolina

A utilização de garrafas pet na industrialização de fio têxtil.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Mogi das Cruzes – 2011
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

A utilização de garrafas pet na industrialização de fio têxtil.
Industrialização de camisetas feitas a partir de garrafas pet.

Projeto apresentadoà disciplina Projeto Integrador III, ministrada pela professora Hilde Pachler, do curso de graduação em Administração de empresas, da Universidade Braz Cubas – UBC.

UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Mogi das Cruzes – 2011

SUMÁRIO

Introdução 03
1 Revisão Teórica04
1.1 Reciclagem 04
1.2 Reciclagem do Polietileno Tereftalato 04
1.3 A industrialização de tecido produzido com Polietileno Tereftalato 05
1.3.1 Comercialização do produto06
1.4 Benefícios da aquisição do produto 06
Conclusão 07
Referências 08
Anexo09

Introdução
Reciclar é reintegrar os materiais constituintes dos bens de pós-consumo, seja como substituto de matérias-primas primárias na fabricação de outras matérias-primas, evitando assim o descarte em aterros sanitários que acabam prejudicando o meio ambiente. O plástico, que é derivado do petróleo, tem umagrande resistência a biodegradação, e o PET que é retirado dos aterros sanitários e encaminhado a empresas “ecologicamente corretas”, promove melhoria no processo de decomposição de produtos orgânicos, já que o mesmo impermeabiliza a terra, impossibilitando assim a biodegradação de outros materiais.
Iremos estudar o processo o qual as empresas têxteis utilizam para produzir camisetas com fio depolietileno tereftalato reprocessado, pois acreditamos que com a reciclagem, não estamos apenas protegendo o meio ambiente e agregando valor às empresas, junto a esse processo, também é possível proporcionar oportunidades de emprego formal para as pessoas que vivem do lixo.
As empresas têxteis que utilizam matéria prima oriunda de garrafas do tipo PET estão à frente de suas concorrentes. Issoocorre porque nos dias de hoje essa atividade denominada reciclagem, é economicamente viável, sustentável e funcional, já que gera lucros e agregam valor a imagem da empresa junto a seus clientes e a própria sociedade, entre outros benefícios, além de melhorar a situação do meio ambiente que sofre com a forma inadequada que a população dispensa materiais quem não são biodegradáveis.

1 RevisãoTeórica
1.1 Reciclagem
A palavra reciclagem surgiu no final da década de 1980, quando constatou-se que fontes de matéria-prima não renováveis estavam se esgotando em um ritmo muito acelerado, ao mesmo tempo em que os espaços geográficos para depositar lixo estavam em falta. A origem da palavra vem do inglês recycle (re = repetir; cycle = ciclo), ou seja, repetir o ciclo.

O principal objetivo deum canal reverso de reciclagem é reintegrar os materiais constituintes dos bens de pós-consumo, seja como substitutos de matérias-primas primárias na fabricação de outras matérias-primas, como, por exemplo, a sucata de ferro que entra na fabricação da matéria-prima do ferro e do aço, seja na fabricação de outros produtos, como, por exemplo, a fabricação de um artefato de plástico pela indústria...
tracking img