Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO:

1) Título/ Sub-título: 2
2) Objetivos Gerais: 2
3) Objetivos específicos: 2
4) Justificativas:2
5) Mapeamento do Debate Teórico: 3
6) Delimitação do problema: 3
7) Metodologia: 4
7) A) Tipo de pesquisa:4
7) B) Procedimento técnico: 4
7) C) Procedimento Metodológico: 5
8) Cronograma: 5
9) Bibliografia:5

Metodologia da pesquisa social

Projeto de pesquisa

Sobre a Dissertação de mestrado de Selma Gonzaga Silva, titulada de “AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZ A PRÁTICA DOCENTE” do ano de 2002, Uberlândia-MG.

1) Título/ Sub-título:
“AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA ESOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE DIZ A PRÁTICA DOCENTE”.

2) Objetivos Gerais:
Um dos objetivos gerais desta obra é valorizar uma orientação do ensino de Ciências voltado para a efetiva educação de cidadãos e cidadãs, visando a prepará-los para tomarem decisões e participarem da resolução de problemas que têm surgido nas sociedades atuais como conseqüência do uso de determinadastecnologias e conhecimentos científicos.


3) Objetivos específicos:
Buscar na prática docente de professores de Ciências inferências relativas às suas concepções sobre tecnologias e Ciências e às relações Ciências/Tecnologias/Sociedade.
Verificando na formação dos professores de Ciências o seu conhecimento a respeito da tendência CTS (Ciências/Tecnologias/Sociedade) no ensino dessadisciplina.


4) Justificativas:
A busca pelo melhor ensino e aprendizado, enfocando uma maior conscientização dos professores em referência aos seus alunos para uma visão mais aberta sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS).
Todos esses aspectos intrínsecos no contexto das sociedades caracterizadas pela inserção da ciência e tecnologia têm demandado uma perspectiva educacionalabrangente, que seja fundamentada na promoção da alfabetização cientifica e da cidadania, dando assim oportunidade das pessoas exercerem seus direitos de cidadãos e cidadãs com participação efetiva na sociedade.


5) Mapeamento do Debate Teórico:
A dissertação é voltada para a construção do referencial teórico, tendo seu desenvolvimento através de uma pesquisa bibliográfica a respeito doenfoque CTS no ensino de Ciências.
Sendo a pesquisa referente ao enfoque CTS na prática docente, dividida em quatro fases distintas, procurando localizar tal tendência no Brasil e no mundo, bem como buscar embasamento sobre a sua pertinência para o ensino de Ciências. Vindo posteriormente o trabalho de campo com orientação do ramo acadêmico, partindo para a fase exploratória, estabelecendocontatos com as escolas e professores e uma posterior coleta de dados, com o contato constante com as escolas e com os professores.


6) Delimitação do problema:
Como ponto de partida para a delimitação do problema, a autora fez as seguintes perguntas:
• Que elementos do enfoque CTS podem ser identificados na prática docente?
• Quais são as concepções dos professores...
tracking img