Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO
ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL - UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA

1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULO DO PROJETO:


Questão Social e Cidadania: As condições de vida das famílias de baixa renda de Ladário – MS.


1.2 ACADÊMICOS (AS) /RA:

Márcia Martins RA 112802

1.3 ORIENTADOR:Prof.ª Maria Roney de Queiróz Leandro

1.4 CO-ORIENTADOR:

Prof.ª Beatriz Silva Assad

2-APRESENTAÇÃO

O entendimento sobre a noção de pobreza como termo mais tradicional em relação à exclusão, percorreu muitos caminhos na distinção do como ser considerado parte de uma sociedade onde o sistema capitalista sobrepõe-se ao de castas, no entanto, pobreza e exclusão possuemsujeitos sociais como seus alvos.
Os excluídos não possuem acesso ao que lhes é de direito, isso podemos detectar sem grandes pesquisas, a própria historia da humanidade nos relata de forma cruel e avassaladora.
É inacreditável que nos dias atuais, onde o ser humano é tão alardemente “valorizado” tal fato ainda possa ser registrado.
Num país onde que produz toneladas de alimentos e possuem milhõesde hectares de terra, é inconcebível que existam milhões de brasileiros passando fome.
Urge então que se tenha a preocupação de busca do por que da pobreza. Comprova-se então que ela ocorre quando uma parte da população não consegue gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos fundamentais que garantam uma qualidade de vida integral. Uma grande desigualdade, reproduzida pelosistema educacional é expandida por um mercado de trabalho altamente tecnológico. Poucos têm acesso a uma educação valorizada no mercado de trabalho, onde as diferenças educacionais transformam-se em enormes diferenças de renda.
No Município de Ladário/MS, mais precisamente na periferia, as pessoas que sobrevivem em extrema vulnerabilidade, tornando sujeitos a todo tipo de desigualdade.Atualmente existem leis que garantem o acesso a políticas públicas que venham ao encontro dessas demandas, porém nem sempre está ao alcance desta população.
Para que essas políticas públicas tenham seu objetivo, e seja eficiente e eficaz é preciso ter projetos que trabalhem para capacitar a família, tornando-as independentes da ajuda do município, do Estado e da Nação.
São necessários projetos sociaispara a inclusão social e exercício da cidadania, por ser esse o papel dos representantes não só no município de Ladario como de outras regiões quer sejam circunvizinhas ou não.
O estudo da realidade desta população poderá dar novos rumos para intervenção dos governos por meio de projetos sociais, com a finalidade de amenizar essas problemáticas.
O presente trabalho tem o objetivo de analisar osfatores que elevam o índice de pobreza das famílias de baixa renda da periferia do Município de Ladário/MS, através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo para levantamento de dados sobre esta população.
Os assistentes sociais acreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmitificar o serviço social, como agente de câmbio, entendendo que quemtoma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência que representam.
Pretende-se ainda gerar reflexão e conscientização entre as autoridades, profissionais liberais, instituições filantrópicas e outros, a fim de que os necessitados sejam atendidos de uma forma digna e humana.
Os assistentes sociaisacreditam em um trabalho social ao serviço dos pobres e excluídos da sociedade, chamados a desmitificar o serviço social, como agente de câmbio, entendendo que quem toma posição pela sua comunidade, o faz como sujeitos sociais determinados pela sua posição de classe, e não pela profissão ou ciência que representam. Busca vincular o homem á compreensão de seu lugar no mundo, mostra para esse homem o...
tracking img