Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
9405650TEMA: Relação Família/Escola
INTRODUÇÃO:
Como as demais instituições sociais, a família e a escola passam por mudanças que redefinem sua estrutura, seu significado e o seu papel nasociedade. Com isso, os papéis da escola foram ampliados para dar conta das novas demandas da família e da sociedade. Esse é um fato que deve, necessariamente, ser levado em consideração quando se trabalha coma escola. Negá-lo é agir fora da realidade e não obter resultados satisfatórios. A família e a escola são parceiras fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar dascrianças. E é obrigação dos pais matricularem seu filho e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. Sob esta perspectiva propõe-se com esta pesquisa desenvolver um estudo capaz de compreender comoos professores pensam a participação dos pais na escola e se ela é realmente importante; se existem conflitos presentes na relação família/escola com relação a seus papéis no processo de formação dacriança.
PROBLEMA: Porque é importante a parceria entre a família e a escola na vida escolar da criança?
JUSTIFICATIVA: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuaissão considerados componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma funçãoimportantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.Pensando nisso há a necessidade de se estudar a relação família/escola, onde o educador se esmera em considerar o educando, não perdendo de vista a globalidade da pessoa, percebendo que, a criança, quandoingressa no sistema escolar não deixa de ser filho, irmão, amigo, etc. A necessidade de se construir uma relação escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos...
tracking img