Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
proUNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ANO/SEMESTRE: 2010/2 E 2011/3

AVALIAÇÃO DE G2 – PROJETO DE PESQUISA
DATA: 21/09/2011 Nome da aluna: Rachel Herika Rocha Duarte

1. Tema de Pesquisa -
Criança e adolescente em situação de risco: Programa Educacional com viés ambiental e na prevenção ao uso de drogas e a violência.
2. Objeto de Estudo -Para atender crianças e adolescentes em situação de risco social, através de um programa que possa resgatar sua auto estima, identificar e desenvolver suas habilidades.
3. Problema de Pesquisa -
O Programa é viável para resgatar as crianças e adolescentes em situação de risco? A disseminação da educação ambiental e a prevenção no combate as drogas São eficazes para persuasão dascrianças e adolescentes envolvidas no projeto?

4. Objetivos -
Promover reflexões acerca das questões ambientais, prevenção ao uso de drogas, a cidadania, ética, solidariedade, trabalho, qualidade de vida, na perspectiva de apoiar a inclusão social de crianças e adolescentes.
5 .Justificativa
Vê-se o referido programa como uma semente em terra fértil para o exercício da inclusãosocial juvenil. O trabalho voluntário e o envolvimento dos alunos em atividades de campo junto a entidades de caráter comunitário permitirão que eles desenvolvam uma atitude solidária e uma compreensão crítica dos problemas sociais vivenciados na sua comunidade.
Este projeto tem como público alvo as crianças e adolescentes em situação de risco, com objetivo de resgatar sua auto estima e buscaralternativas para preencher o seu tempo, muitas vezes ocioso. Inserndo essas crianças e adolescentes no âmbito escolar e assim desenvolverem atividades teóricas e práticas de preservação ambiental e prevenção ao uso de drogas.
Se precisamos reconhecer que é impossível uma sociedade sem drogas precisamos também defender a ideia que é possível uma sociedade com ações de enfrentamento destarealidade desafiante. As ações educativas de prevenção assumem função primordial neste movimento pois é com o preparo dessas crianças e adolescentes para viver e preservar a qualidade de vida nesta sociedade que vamos avançar e não negando os tantos desafios que esta realidade nos coloca.
6. Hipóteses
Inserir a criança e o adolescente na defesa do meio ambiente, bem como difundir a prevenção ao usode drogas através da mudança de comportamento com exercício da cidadania na sua plenitude.
7.Revisão Teórica
Para viabilizar a implantação do Programa Educacional sob uma nova proposta no Município de Alegre - ES se faz necessário analisar mesmo que de forma sucinta o aparato legal que envolve a proteção da criança e do adolescente no nosso país.
Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988,no seu art. 227 afirma o valor intrínseco da criança como ser humano; a necessidade de especial respeito à sua condição de pessoa em desenvolvimento; o valor prospectivo da infância e da juventude, como portadoras da continuidade do seu povo e da espécie e o reconhecimento da sua vulnerabilidade, o que torna as crianças e os adolescentes merecedores de proteção integral por parte da família, dasociedade e do Estado, o qual deverá atuar através de políticas sociais para a promoção e defesa de seus direitos. Pois vejamos o que diz na íntegra o artigo acima referenciado.
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança  e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à  alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,  além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,  exploração, violência, crueldade e opressão.
[...]
Da mesma forma, inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, a Lei 8069/90 instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente que se constituiu no conjunto de normas do...
tracking img