Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU – UNIGUAÇU
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU
CURSO DE ENFERMAGEM







DANIELI GEHLEN E JOSIELE ZANELLA










O CONHECIMENTO SOBRE HIPERTENSÃO EM IDOSOS NO MUNICIPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ANO DE 2012




















União da Vitória - PR
Ano 2012


DANIELI GELEN E JOSIELE ZANELLAO CONHECIMENTO SOBRE HIPERTENSÃO EM IDOSOS NA POPULAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ANO DE 2012





Projeto de Pesquisa apresentado como requisito de avaliação para a disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de Medicina veterinária da UNIGUAÇU de União da Vitória, PR.




ProfOrientador: Mda. Rosicler Duarte Barbosa.
























UNIÃO DA VITÓRIA, PR





RESUMO

“A hipertensão, definida como uma pressão arterial de 140 mm Hg ou maior, é o mais importante dos fatores de risco possíveis de serem modificados.” (ROSS et al. 2001, p. 114). Muhrow e Brand (2001) relatam“hipertensão como uma pressão sistólica média de no mínimo 140 mm Hge/ou uma pressão diastólica média de no mínimo 90 mm Hg, baseados em três mensurações da pressão artéria.” A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica, multifatorial, de detecção quase sempre tardia, devido ao seu curso assintomático e prolongado, que apresenta elevada prevalência sendo considerada como o principal fator de risco de morbimortalidade cardiovascular. (SOUZA, 1999). Pode, noentanto, quando não tratada adequadamente, acarretar graves complicações como insuficiência cardíaca, renal e acidente vascular cerebral podendo evoluir para morte súbita. Além de provocar o comprometimento em vários órgãos do organismo.(REBELATTO;MORELLI,2007). Sua frequência aumenta de maneira expressiva entre pessoas idosas, atingindo cerca de 50% dos indivíduos após 65 anos. Com base nesselevantamento o estudo tem como problema: qual é o conhecimento sobre hipertensão em idosos no município de União da Vitória no ano de 2012? Sendo objetivo geral de analisar o conhecimento sobre hipertensão em idosos no município de União da Vitória no ano de 2012. Constatando ainda nesse estudo os objetivos de analisar o conhecimento da população e dos idosos sobre hipertensão.Relatar quantos idososapresentamproblemas de hipertensão citando a atuação do enfermeiro no diagnóstico e acompanhamento dos mesmos neste ano de 2012. Observar se os idosos com hipertensão seguem as prescrições médicas descrevendo o histórico vital quando adultos para chegar na terceira idade sem hipertensão. Tambéminvestigar se os adultos de hoje se previnem para chegar na terceira idade sem hipertensão. O projetodesenvolve um trabalho educativo e humanizado, orientando os clientes quanto ao autocuidado e dividindo com eles a responsabilidade do seu tratamento, dando-lhes informações concretas e precisas a respeito de seu estado de saúde e a oportunidade de participar de seu próprio cuidado. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, sendo pesquisa de campo com complemento teórico. A população serácomposta pela por idosos acima de 60 anos que será determinada e delimitada por munícipes de União da Vitória. Como instrumento a pesquisa utilizará questionário contendo perguntas fechadas, pré validado por professores com experiência em pesquisa da Uniguaçu, aplicados em data pré agendada a quem aceitar fazer parte do estudo. A análise dos dados se dará mediante a estatística descritiva efrequência. O projeto para ser colocado em prática será previamente aprovado pelo núcleo de ética e bioética da Uniguaçu, sendo respeitado o sigilo dos nomes envolvidos no estudo, local de residência e demais dados que possam identificá-los. Ainda será solicitado termo de consentimento aos participantes que farão parte do estudo.
























SUMÁRIO



|1...
tracking img