Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A COMPETÊNCIA NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TRABALHADORES: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, DE CULTURA E DE EDUCAÇÃO?
Corina Alves Farinha Antônio de Pádua Nunes Tomasi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFETMG

RESUMO: Este artigo é o resultado parcial de pesquisa em desenvolvimento no curso de
mestrado em Educação Tecnológica e enfoca o entendimento da noção decompetência praticada nos serviços de recrutamento e seleção de trabalhadores, na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil. A investigação é teoricamente amparada nos autores Philippe Zarifian, Mirelle. Dadoy, Françoise Ropé, Lucie Tanguy, Marcelle Stroobants, Antonio Fleury e Maria Tereza Leme Fleury e Antonio Tomasi. Aqui, se busca articular os resultados da pesquisa aos conceitos de sociedade,cultura, identidade e educação na ótica de autores como C.Geertz, Stuart Hall, Maria da Glória Jacinto Setton e Gilberto Velho.

PALAVRAS-CHAVE: competência; recrutamento; seleção.

1. Introdução

As transformações e influências que a sociedade contemporânea vem sofrendo, desde as últimas décadas do século XX até os dias de hoje, relacionam-se, dentre outros fatores, ao desenvolvimentocientífico e tecnológico e às mudanças na economia em nível mundial. Tais fatos expuseram, em certa medida, o esgotamento dos modelos de produção rígido, pautados na ótica do consumo de massa e de um trabalhador executando tarefas prescritas.

No mundo do trabalho ocorreu a introdução do modelo de produção flexível que provocou mudanças de base técnica e organizacional do trabalho e no perfilprofissional requerido no processo de recrutamento e seleção de trabalhadores.

1

Na base técnica, a inserção de novas tecnologias tornou o maquinário universal, produzindo diferentes tipos de produtos. O trabalho passou a prescindir da capacidade inventiva e participativa do trabalhador, para aperfeiçoar e corrigir defeitos, técnicas e métodos do processo de desenvolvimento de um produto. No campoorganizacional, a gestão de pessoas,no tocante ao recrutamento e seleção de trabalhadores, valoriza os saberes escolarizados e experienciais, porém, aquilatou as atitudes e os comportamentos dos trabalhadores frente às situações de trabalho.

Todavia, atitudes e comportamento são elementos subjetivos, e não podem ser traduzidos em certificados e diplomas que atestam o saber e saber-fazer dotrabalhador. Como esses elementos são identificados pelos recrutadores e selecionadores, uma vez que as atitudes e mesmo os comportamentos são revestidos de subjetividade? Como são captadas, pelos recrutadores e selecionadores, as expectativas da organização no tocante a esses elementos; e de que maneira alinham esses elementos com o perfil do trabalhador?

2. A construção do perfil profissional:trabalho, identidade e cultura

A sociedade complexa industrial moderna (VELHO, 1994) para ser construída recorreu a uma massa de trabalhadores provinda do campo e cujos saberes se assentavam na história de vida pessoal e familiar. No processo de recrutamento e seleção, tais saberes tinham pouca serventia, pois o trabalho era prescrito e aprendido no posto, no desenvolver da tarefa que era constantee limitadora.

Porém, para construir a sociedade contemporânea os recrutadores e selecionadores de trabalhadores recorrem a um perfil profissional cujos saberes, atitudes, história profissional e pessoal são levadas em conta. Nisso, a sociedade complexa industrial moderna de Gilberto Velho, entendida como a coexistência, harmoniosa ou desarmoniosa de uma multiplicidade de tradições originadas daocupação, etnia, religião, são valores individuais dos trabalhadores valorizados no recrutamento e seleção, parece emergir na pesquisa em andamento como nos exemplos a seguir.

2

Constata-se até o momento, a importância dada pelos selecionadores à necessidade de sua inserção nas empresas contratantes do serviço. Essa importância é relatada por todos os entrevistados, a exemplo da fala de...
tracking img