Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

CELY DE AMORIM LEITE VAZ
MÔNICA DA COSTA CAMARGO
VANDA VITORINO COSTA DOS SANTOS

AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS DE LETURA E ESCRITA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO

Alexânia-GO
2010

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIICELY DE AMORIM LEITE VAZ
MÔNICA DA COSTA CAMARGO
VANDA VITORINO COSTA DOS SANTOS

AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA NOS PROCESSOS DE LETURA E ESCRITA NA CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa orientado pela professora Ana Cristina Gipiela Pienta.

.

Alexânia-GO
2010

TEMA
As causas da deficiência nos processos deleitura e escrita na classe de alfabetização

PROBLEMATIZAÇÃO
• Os professores reconhecem quando é adequado ensinar a pensar em situações de vivência do aluno e os pais participam da vida escolar do filho com freqüência?

OBJETIVO GERAL
• Investigar como é utilizado o processo leitura/escrita na classe de alfabetização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Levantar juntamente com profissionais daeducação as dificuldades na alfabetização;
• Verificar a necessidade de integração de pais, alunos e professor no processo leitura/escrita;
• Fazer um levantamento dos subsídios que apóiam o professor no processo ensino/aprendizagem;
• Investigar se o Educador dá importância à vivência do aluno durante o ensino da leitura e escrita.

JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa intitula-se “As causas dadeficiência nos processos de leitura e escrita na classe da alfabetização” e tem por objetivo compreender os principais fatores que evidenciam um déficit em alunos de inteligência “normal” no processo de alfabetização. De forma mais especifica, objetiva analisar o problema da aprendizagem enquanto vinculado a dificuldades na identificação dos sons e das grafias, na compreensão e interpretação daleitura e escrita e pretende investigar como é utilizado os processos de leitura e escrita na classe de alfabetização.
Possivelmente esta pesquisa irá verificar se os professores estão preparados (atualizados); quais as dificuldades devido a falta de estudos mais avançados e se estão explorando a vivência do aluno juntamente com o processo de leitura e escrita.
Será possível também comprovar apresença dos pais na visa escolar da criança, verificar os subsídios existentes na escola e se os professores sabem manuseá-los.

REVISÃO LITERÁRIA

Quando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade (tarefa). Então a função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendamcada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social.
. Propor práticas discursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades. Tendo como objetivo analisar as dificuldades de alfabetização.
Verificando os métodos para identificá-las e tratá-las. A metodologia utilizada neste estudo será a pesquisa em fontes bibliográficas (livros, artigos).Os resultados permitirão a possibilidade de identificação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e como tratá-las logo no início.
O tratamento se dá no início pela observação para depois ingressar no acompanhamento psicológico, terapêutico e também acompanhamento psicopedagógico oferecido pela equipe escolar em sala de aula ou fora dela.
Muitas das atividadestrabalhadas no dia-a-dia escolar ajudam a criança no desenvolvimento de suas faculdades intelectuais (escrita e leitura).
MORAIS (1994) afirma que com freqüência os professores procuram explicar por que o aluno não aprende, atribuindo a culpa, apressadamente, a aspectos isolados, deficiências de natureza biológica, psicológica e cultural, carências de diferentes tipos, em detrimento de pesquisas mais...
tracking img