Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Linha de pesquisa: Psicologia social
2. Delimitação do tema: Infidelidade nos relacionamentos conjugais em Rio Branco-AC
3. Problema: Quais as causas da infidelidade nos relacionamentos conjugais?
4. Objetivos:
4.1. Objetivo geral: Investigar as causas da infidelidade nos relacionamentos conjugais.
4.2. Objetivos específicos:
4.2.1. Desvendar os fatores associados às causas dainfidelidade conjugal.
4.2.2. Descobrir se os motivos e causas de infidelidade são os mesmos para homens e mulheres.
5. Justificativa:
A infidelidade atualmente é um fenômeno de alta incidência na sociedade, a pesquisa é uma das maneiras de se avaliar o impacto desse fenômeno, e buscar compreender sua problemática em sua magnitude. Há ainda a dificuldade de se definir em que se resume a infidelidade, seesse conceito pode variar de pessoa para pessoa, pois se para uns a infidelidade se resume somente ao ato sexual, para outros se trata de desonestidade e de ações impróprias que são ocultadas. Segundo Pittman (1994, p.4) “a infidelidade é uma quebra de confiança, a traição de um relacionamento, o rompimento de um acordo”.

A relevância dessa pesquisa também se dá por vários outros motivos,primeiramente buscamos pesquisas, uma delas aponta que o fator considerado mais importante numa relação é a fidelidade, a fidelidade é determinante nas decisões conjugais como casamento, separação, divórcio.
A infidelidade também está relacionada com a maior probabilidade de pessoas traídas virem a apresentar patologias e/ou distúrbios psicológicos como depressão, síndrome do pânico e distúrbiosalimentares. Se fazendo assim um tema fundamental para ser investigado por profissionais da saúde mental.
A presente pesquisa também pode vir a colaborar com uma maior compreensão para profissionais que lidam com pacientes que passaram por esse fenômeno,
E assim concluímos que essa pesquisa é de suma importância para sociedade principalmente nos aspectos acima citados.
6. Hipótese:
A infidelidadepode ocorrer pelas seguintes hipóteses:
- Necessidade de fugir da rotina;
- Necessidade de obter conquistas pessoais;
- Necessidade de um amante que seja a figura inversa do cônjuge;
- Necessidade de vencer a depressão ou superar baixa auto-estima;
- Necessidade de dupla identidade;
- Necessidade de causar ao outro o sofrimento pelo qual passou (ex: vingança).
7. Procedimentosmetodológicos:
Método qualitativo-
7.1- Pesquisa de campo
7.2- Sujeitos de pesquisa: Homens e mulheres de 18 à 45 anos
7.3- Universo de pesquisa: Estudantes da UNINORTE.
7.4- Método de procedimento: Comparativo
7.5- Método de Coleta de dados: entrevistas e questionários.
7.3- Análise e interpretação dos dados

8. Fundamentação teórica:
Segundo o psicólogo Virgilio Nascimento muitas pessoasidealizam visões de um amor e um casamento perfeito no qual nunca machucarão um ao outro, perdoarão as faltas, serão honestos, abertos, exclusivos, encorajadores e fiéis. Depois essas mesmas pessoas ficam se questionando: como é possível que tais compromissos sejam abandonados, e homens e mulheres traiam-se mutuamente, e com o passar dos anos, cada vez mais?
Ainda segundo o psicólogo VirgilioNascimento, sobre o fenômeno da infidelidade conjugal, é inegável o dano psicológico para ambos – traído e traidor. E Compreender como isto ocorre pode nos ajudar a perceber, antecipar e prevenir o processo que cedo ou tarde pode desenvolver-se em nossa vida.
Segundo uma pesquisa publicada na revista Veja (Jan/2002): 47% das mulheres e 60% dos homens comprometidos são infiéis. Estas traições geralmenteocorrem nos primeiros 4 anos de relacionamento, e que as razões masculinas, comumente, estão ligadas ao sexo propriamente dito e a das mulheres a problemas de relacionamento. Ainda segundo a revista veja: outra pesquisa aponta que o fator considerado mais importante numa relação é a fidelidade, confirmada pela recente pesquisa entre mulheres no RJ.
Pesquisa sobre a sexualidade na América Latina,...
tracking img