Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Jucimeire Azevedo De Lima Nogueira

Desigualdade Social no Brasil
Má distribuição de renda no Brasil

Feira de Santana
2012

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Jucimeire Azevedo De Lima Nogueira

Desigualdade Social no Brasil
Má distribuição de renda no Brasil

Atividadeapresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de introdução ao trabalho científico do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento do Profª Antônio Gouveia e do (a) tutor (a) Prof. Sonildes De Jesus Sousa.

Feira de Santana
2012

1.1 Tema
Desigualdade Social no Brasil
Má distribuição de renda na cidade de Amélia Rodrigues de modo específico no bairro São Bento Do Inhatá.1.2 Problema
Diante da real situação sócia econômica do Brasil, será que pode afirmar que há injustiça na distribuição de renda no Brasil, especialmente na cidade de Amélia Rodrigues no Bairro São bento do Inhatá?
1.3 Objetivo
O objetivo dessa pesquisa é analisar a má distribuição de renda no Brasil, com foco no bairro São bento do Inhatá na cidade de Amélia Rodrigues-BA, que fica distante 80km da capital, Salvador, 28 km de Feira de Santana e 15 km do município de Conceição do Jacuipe. A população estimada da cidade é de 25.190, segundo dados do IBGE, no ano de 2010. O Brasil que foi considerado terceiro pior país em índice de desigualdade social no mundo, segundo relatório da (ONU), é um país rico mais na maioria das vezes injusto, por não dividir de forma igual suas riquezas,temos uma das piores distribuições de renda do planeta, sendo superada apenas por Serra Leoa localizada na África Ocidental, essa situação vem se perdurando por muitos anos, ricos cada vez mais ricos e pobres sempre pobres, e essa é a realidade de muitos, e dessa forma não é diferente no bairro de são bento ao contrario é ainda mais grave por se tratar de uma cidade do interior os índices de pobreza eanalfabetismo são muitos altos se comparados a grandes capitais, 90% da população de São Bento sofre na pele o sistema capitalista que temos, muitos sobrevivem apenas com um salário mínimo e outros com a ajuda do governo. Nos últimos anos o governo vem tentando amenizar essa situação, com programas de ajuda financeira as famílias mais carentes como o bolsa família, minha casa minha vida como sãopopularmente conhecidos, mais todas essas ajudas ainda são poucas diante da grandeza do problema. O sistema público é muito deficiente e precisa ser melhorado em vários aspectos principalmente na oferta de educação de qualidade para os jovens, da comida e casa não vai melhorar a situação social e desigual de ninguém, o que vai promover realmente essa mudança, é a educação, que é fundamental naconstrução de uma vida digna, a educação consegue transformar o individuo leigo, ignorante em cidadão, cidadão capaz de suprir suas necessidades matérias, e capaz também de lutar por seus ideais, causas sociais e por seus direitos, e dessa forma transformar o Brasil num país melhor, mais justo e digno de se viver.
1.4 Hipótese
Nos últimos anos o governo brasileiro investiu na redução da miséria noBrasil, com a criação de programas sociais de transferência de renda para a população mais carente, como por exemplo, bolsa família, minha casa minha vida, que em troca as famílias têm que manter seus filhos regularmente freqüentando a escola, uma troca “justa” considerando que muitos pais por falta de instruções não levam a sério a vida escolar dos filhos, e os deixam à mercê da sociedade. Ogoverno que não é bobo dá essa injeção de ânimo nos país para maquiar uma situação que ta na cara, que a falta de educação de qualidade, então o índice de freqüência nas escolas aumenta, ai tudo parece está bem, de certa forma essa imposição do governo tem um lado positivo, pois muitas crianças deixam de estar nas ruas e passam a estar em sala de aula. Nota-se que o governo tem se esforçado mais...
tracking img