Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Jaqueline Dias dos Santos Pereira


Relatório de Pesquisa

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Laboratório de Pesquisa em Serviço Social

Professor Regente da Disciplina: Professor Clóvis C. Gedrat
Professor Tutor Virtual: Jandira Pereira dos Santos
Professor Tutor Presencial: ProfessorEdmilce Cruz Maciel

Rio de Janeiro

2011

1. SUMÁRIO:

Sumário ___________________________________________ PÁG.1
Apresentação_______________________________________ PÁG. 2
Descrição do trabalho executado________________________ PÁG. 3 e 4
Conclusão _________________________________________ PÁG. 5
Métodos e técnicas __________________________________ PÁG. 6
Plano de Trabalho eCronograma _______________________ PÁG. 7
Entrevistas _________________________________________ PÁGS. 8 e 9
Bibliografia _________________________________________ PÁG. 10
Assinatura _________________________________________ PÁG. 11









-1-
2. APRESENTAÇÃO




O presente trabalho tem por finalidade conhecer o significado para o sexo masculino do fim da vidalaborativa formal, o conseqüente rebatimento nas relações interpessoais que desenvolvem a partir dessa nova etapa.

A partir de tal objetivo busca-se esclarecer e responder as seguintes perguntas-problemas:
- Qual o significado do fim da vida laborativa para os homens?
- Como evitar as conseqüências negativas dessa nova fase em suas vidas?
- De que maneira, o homem podesuperar a fase da aposentadoria sem cair no isolamento, doenças ou outros fatores que podem vir a afetar este segmento da sociedade.

Nesse contexto, o trabalho executado visa conhecer e preparar com antecedência, os homens, para uma nova etapa que na maioria dos casos é vista como a perda de capacidade de produzir. Através de tal conhecimento é possível, que com a chegada deaposentadoria, este indivíduo possa se preocupar mais com o retorno do seu convívio familiar, uma segunda carreira, sua saúde e seu planejamento financeiro, já que seu orçamento familiar será ou foi modificado. Espera-se também com tal pesquisa, contribuir para a reconstrução do papel do homem na sociedade e possibilitar que a nova etapa agregue qualidade aos anos vividos.


-2-
3. DESCRIÇÃO DO TRABALHOEXECUTADO


A importância de tal projeto está na premissa de sugerir ao homem aposentado, buscar novas diretrizes para obter satisfação, mesmo afastado de suas funções laborais. Porque a aposentadoria surge para todos os trabalhadores, e, assim o sexo masculino, necessita de atenção devido aos problemas que podem vir a desencadear na saúde deste indivíduo. Pois sendo o membromasculino o responsável, o provedor, e, por viver numa sociedade que lhe cobra esse papel, com o fim de sua vida profissional, conflitos surgem nesse período. Nesta fase, o aposentado pode sofrer de depressão, e de doenças típicas da terceira idade**. Há os que desejam resgatar algo que deixaram de realizar, ou ainda os que buscam o “merecido descanso”. Mas estar preparado para sua nova etapa significaum crescimento pessoal através de atividades que promovam a integração social e familiar de forma saudável, e a elevação da sua autoestima, e a descoberta de um novo prazer em viver.


____________________________________________________________

_
*Segundo o Ministério da Saúde as doenças mais comuns apresentadas por idosos, são: Doenças cardiovasculares (Infarto, Angina eInsuficiência Cardíaca); Derrame (Acidente Vascular Cerebral); Câncer; Pneumonia; Enfizema e Bronquite Crônica; Infecção Urinária; Diabetes; Osteoporose e Osteoartrose.

-3-
Diante de tal quadro, a pesquisa foi realizada com base em entrevistas (através de questionários) e a observação de grupos de idosos no Projeto “Saúde na Praça” ** e mais alguns indivíduos do bairro***.
E, na...
tracking img