Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO DE PESQUISA

CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM DIFERENCIAL PARA CONQUISTA DE MERCADO

Robson Rodegheri Rosa

Barra do Piraí, 2010

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

PROJETO DE PESQUISA

CONTABILIDADE AMBIENTAL: EMPRESAS E O MERCADOProjeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Barra do Piraí, como requisito para nota de modelagem de Metodologia de Pesquisa da professora Patrícia Sampaio.

Barra do Piraí, 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 5

3. OBJETIVOS 5

3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivo Específico 6

4.REFERENCIAL TEÓRICO 6

5. METODOLOGIA 6

6. RECURSOS 6

7. CRONOGRAMA 7

8. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Em decorrência do cenário atual da contabilidade em convergência com as normas internacionais de contabilidade, que nos leva a ter um enfoque de transparência nas informações e demonstrações contábeis. Para que as empresas possam vislumbrar um mercado internacional, e que possammanter uma concorrência com as empresas de outros países; um dos quesitos que chamam a atenção dos investidores é a preocupação com o meio ambiente.
Historicamente, a Contabilidade do Meio Ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do "relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais" pelo Grupo de trabalhointergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios.

Visto que a questão ambiental tem sido muito discutida, este tema tornou-se motivo de estudo. A contabilidade pode evidenciar em suas demonstrações contábeis as transações que tem impacto no meio ambiente, desta forma a contabilidade passa a evidenciar a evolução econômica e a responsabilidadeambiental da empresa cabendo a ela discutir e elaborar um plano para melhorar ou até acabar com os danos causados.
Desta forma a contabilidade ambiental tem como objetivo registrar e controlar as atividades desenvolvidas e em andamento, que possa causar qualquer dano ao meio ambiente. A contabilidade ambiental também vem sendo utilizada para valorizar a imagem da empresa junto ao consumidor, sendoum fator de diferenciação com a concorrência. Nesse novo ambiente, os interesses dos acionistas dividem espaços com as demandas da comunidade e dos clientes, funcionários e fornecedores. É para esse grupo, que a empresa do futuro terá de gerar valor.
Hoje, há uma enorme pressão pela qualidade nas relações. Atingi-la ou não será um fator determinante para o sucesso nos negócios. Essa pressão édevida, em parte, ao poder que as corporações conquistaram nas últimas décadas. São as empresas, sobretudo as ligadas à iniciativa privada, que geram empregos e conhecimentos, dominam técnicas de gestão, dispõem de capital e concentram um número extraordinário de talento e de pessoas inovadoras que fazem as coisas acontecerem.
A gestão ambiental e da responsabilidade social, para um desenvolvimentoque seja sustentável econômica, social e ecologicamente, precisa contar com executivos e profissionais nas organizações, públicas e privadas, que incorporem tecnologias de produção inovadoras,
regras de decisão estruturadas e demais conhecimentos sistêmicos (sistema) exigidos no contexto em que se inserem.
Os contadores têm um papel fundamental nesta perspectiva, uma vez que depende dessesprofissionais elaborar um modelo adequado para esta entidade, incentivar às empresas a implementarem gestões ambientais que possam gerar dados apresentáveis contabilmente, nos balanços sociais, além de criar sistemas e métodos de mensuração dos elementos e de mostrar ao empresário as vantagens dessas ações.
Diante do exposto acima, será necessário acrescentarmos nos Balanços Patrimoniais das...
tracking img