Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
IMPACTOS DA VIOLÊNCIA CONJUGAL NO COTIDIANO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Montes Claros
Junho/2011

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
IMPACTOS DA VIOLÊNCIA CONJUGAL NO COTIDIANO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA



Montes Claros
Junho/2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................02

JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO................................................................. 06

OBJETIVOS: GERAL E SPECÍFICOS..................................................................... 09

METODOLOGIA...................................................................................................... 10

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................... 12

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 16

INTRODUÇÃO

O Trabalho ora apresentado se desenvolveu a partir de uma extensa revisão bibliográfica, em torno do objetivo geral desta pesquisa que é analisar a Violência Doméstica Conjugal e os impactos no cotidiano da Infância e daAdolescência.
No intuito de se aprofundar estudos sobre a temática da Violência Doméstica conjugal, fez-se necessário a princípio, conceituar o termo família que conforme o Caderno de Atenção Básica nº 08 do Ministério da Saúde (2002, p. 13):

Chama-se família ao grupo de pessoas com vínculos afetivos, de consangüinidade ou de convivência. A família é o primeiro núcleo de socialização dosindivíduos; quem primeiro transmite os valores, usos e costumes que irão formar as personalidades e a bagagem emocional das pessoas.

Sabe-se que a estrutura familiar tem sofrido diversas alterações ao longo da história. Em conseqüências a estas mutações o Caderno de Atenção Básica nº 08 do Ministério da Saúde (2002), deixa claro que essa mutação gera um novo contexto de relações de poder einter-relações, um universo distinto de expectativas e de representações subjetivas no espaço familiar.
Nesse sentido o propósito de aprofundar estudos sobre a Violência Doméstica conjugal parte da idéia de que a realização da pesquisa poderá trazer novas informações que poderão contribuir para outras pesquisas e debates sobre a questão da Violência conjugal, ampliando assim o campo de discussão sobre estatemática, visto que é um tema que se encontra em evidência, levando em conta que a violência conjugal sempre existiu, porém hoje se percebe que as práticas estão mais visíveis.
Nesse sentido o termo violência tem angariado diversos significados. Na visão de Adorno apud Guerra (2001, p.31):

(...) a violência é uma forma de relação social, está inoxeravelmente atada ao mundo pelos quais, oshomens produzem e reproduzem suas condições sociais de existência. Sob esta óptica, a violência expressa padrões de sociabilidade, modos de vida, modelos atualizados de comportamento vigentes em uma sociedade, em um momento determinado ao seu processo histórico.

A violência conjugal traz inúmeras conseqüências a vítima, desta forma o presente projeto aborda as conseqüências deste ato para ocotidiano infanto-juvenil. Vale ressaltar que no contexto familiar as crianças e os adolescentes são os que mais sofrem com a violência conjugal.
Diante do exposto, a violência doméstica conjugal desencadeia outros tipos de violências que se manifestam de variadas formas e em distintos graus de severidades tais como a violência física, violência sexual, violência psicológica e violência negligência,queserão explicitados no decorrer da pesquisa.
A analise do tema partirá de uma pesquisa bibliográfica que de acordo com Gil (1999) é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. E a entrevista que será utilizada é a entrevista estruturada para coleta de dados que “desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja...
tracking img