Projeto de pesquisa - o lúdico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA













IEDA APARECIDA PEREIRA BACELAR















O Lúdico na educação infantil: Uma prática desafiadora para os professores da Unidade Escolar Paulo Ferraz















CAMPO MAIOR – PI
2008
IEDA APARECIDA PEREIRA BACELAR















O Lúdico na educação infantil: Uma práticadesafiadora para os professores da Unidade Escolar Paulo Ferraz.





























CAMPO MAIOR – PI
2008
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
1. TEMA 07
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 07
2. PROBLEMATIZAÇÃO 08
3. JUSTIFICATIVA 09
4. OBJETIVOS 10
4.1. Objetivo geral 10
4.2. Objetivos específicos 10
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15
6.HIPÓTESES 16
7. METODOLOGIA 17
8. CRONOGRAMA 18
9. ORÇAMENTO 19
10. REFERÊNCIAS 20
ANEXOS
1. INTRODUÇÃO


O presente projeto apresenta o Lúdico na educação infantil: Uma prática desafiadora para os professores da Unidade Escolar Paulo Ferraz, pois é uma etapa primordial da vida escolar, precisa que os professores reavaliem sempre seus métodos. As crianças não podemassumir o papel de expectadores por que elas são o centro do conhecimento, acredita-se, portanto que é nessa fase que elas irão descobrir se é importante que as palavras-chaves respeito, família, cidadania, etc., sejam apresentados de uma maneira prazerosa, que possa despertar a cooperação, a socialização estimulando a curiosidade e a criatividade. Partindo desse conhecimento prévio percebe-se que ogrande desafio do professor é promover situações lúdicas que preparem a criança para o mundo real, onde a sobrevivência e o sucesso têm muito a ver com as tomadas de decisões.
O desafio do lúdico será proposto para mobilizar os professores a ensinar os conteúdos através de jogos, brincadeira ou outra atividade que facilite a aprendizagem da criança através da variação de técnicas emetodologias que a desperte para o prazer de aprender brincando.
De acordo com o Referencial Curricular de Educação Infantil, essa etapa deve constituir-se em um lugar que propicie interação entre as pessoas, entendida como processo que deve ocorrer dentro e fora da escola. As crianças e demais componentes da comunidade local deve interagir trocando idéias, apropriando-se e socializando novosconhecimentos e saberes, os professores devem partir do principio de que as crianças se desenvolvem mais quando vivem em situações lúdicas que envolvam brincadeiras, jogos, histórias infantis etc. A ludicidade é uma prática desafiadora por que são crianças que experimentam pela primeira vez um contato com o mundo escolar, é esse o grande desafio para o professor oportunizar às crianças a construçãode diferentes linguagens e formas como elas podem estabelecer relações com os objetos em autonomia; serão proporcionado atividades que promoverá descontração, cooperação, socialização num passa-tempo que resultará em aprendizagem.
É no período compreendido entre os dois e os seis anos que a tendência lúdica se manifesta, predominantemente, sob a forma de jogo simbólico, isto é, imaginaçãoe imitação. A função desse tipo de atividade de acordo com Piaget “consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos”; a criança que brinca de boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a à sua maneira, e revive todos os prazeres ou conflitos, resolvendo-os, ou seja, completando a realidade através da ficção. Com certeza o lúdico compromete a participação dosprofessores para mais dedicação a essa etapa escolar que não se resume apenas em brincar por brincar mas, que essa ação resultará numa aprendizagem significativa. O jogo corresponde a um impulso natural da criança, e neste sentido satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica porém, a situação do jogo mobiliza os esquemas mentais além de ser uma atividade...
tracking img