PROJETO DE PESQUISA O ASSISTENTE SOCIAL AUXILIANDO NA RECUPERAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
O ASSISTENTE SOCIAL AUXILIANDO NA RECUPERAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: 5
FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS 5
Objetivo geral:. 5
Objetivos específicos: 5
JUSTIFICATIVA 5
METODOLOGIA 7
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
CRONOGRAMA 9ORÇAMENTO............................................................................................................10
RESULTADOS ESPERADOS 10
REFERENCIAS 10


INTRODUÇÃO


A droga já adentrou todas as classes sociais, atualmente é vivenciada em altos índices nas classes médias altas. O assistente social ciente das conseqüências danosas a saúde, ao psicológico e ao futuro dos dependentes químicos, em especial crianças, na grande maioria jovem e adolescente, dentre a sua área deatuação vem buscando meios junto às políticas públicas, projetos de recuperação de dependentes, na família, na escola e na sociedade, estratégias voltadas ao resgate dessa pessoa com ressocialização e da reestruturação de suas famílias.
CONTE, (2001, p. 114), enfatiza nesse sentido que:

“ A questão do uso e abuso de drogas no Brasil segue aumentando em faixas etárias cada vez mais precoces emtodos os segmentos sociais e camadas populacionais; porém, nas classes marginalizadas, além das perdas em termos econômicos e do prejuízo em termos de cidadania, configura-se um drama de degradação e exclusão que merece um olhar e uma abordagem cuidadosos.”

O convívio com as drogas não vitima apenas os usuários, leva consigo todos ao seu redor, primeiramente a família como um sinalizador de queem algum momento, naquele ambiente um problema vem se instalando. Os assistentes sociais buscam junto aos projetos de recuperação da pessoa dependente química trabalhar junto ao usuário. Os projetos têm como intenção esclarecer, ajudar, participar e aliviar sofrimentos, entendendo que é mais lucrativo desenvolver atividades voltadas a prevenção que o dispêndio com a recuperação.
SegundoMedeiros (2006), “os programas de prevenção trazem benefícios para as pessoas, famílias, sociedade, bem como para o Estado, já que promove uma redução de gastos, pois “para cada dólar investido em prevenção pode-se observar uma economia de até 10 dólares no tratamento contra o consumo de álcool ou de outras drogas”.
Importante se faz dizer que nos espaços onde acontecem os projetos de recuperação dousuário, o assistente social assume importante papel, pois, atua com situações como opressão, subordinação, discriminação, vitimização, fragilização, exploração, o que implica num compromisso e engajamento profissional voltado para o fortalecimento do sujeito.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: O que levam pessoas de todas as classes sociais a adentrarem no mundo da drogatização conscientes de queé um caminho praticamente sem volta?



FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS: geral e específico.

Objetivo geral: Refletir sobre a fundamentabilidade do Assistente Social diante a problemática que engloba a drogatização e sua expansão em todas as classes sociais, oferecendo um programa de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes.

Objetivos específicos:

 Fortalecer a participaçãoda comunidade em seu cotidiano de cidadãos, buscando desta forma informar, auxiliar e amparar famílias e sociedade diante um problema social que já virou epidemia.
 Trabalhar medidas de proteção e informação junto às crianças, vítimas fáceis, muitas com evasão escolar ou aliciadas frente aos espaços escolares, por traficantes, em sua maioria igualmente adolescente ausentes das escolas.
Contribuir para a implementação da Política Estadual de combate ao uso de drogas, executando um Plano de Ação de dimensão preventiva.



JUSTIFICATIVA


Este trabalho se justifica em refletir acerca da prática do Serviço Social frente aos projetos e ações envolvidos na prevenção e recuperação do dependente químico. FALEIROS (2001, p. 51-2) frente a um panorama de defesa e de aliança diante...
tracking img